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Gil Santos
Publicado em 10 de novembro de 2021 às 05:30
- Atualizado há 2 anos
A quantidade de mulheres donas de negócios na Bahia representa 31% em comparação com os homens. Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae fez um balanço de 2020. O estado representa ainda 6% do total de empreendedoras do país, ao lado do Rio Grande do Sul e Paraná, e atrás do Rio de Janeiro (8%), Minas Gerais (9%) e São Paulo (23%). Na terça-feira (9), algumas dessas mulheres se reuniram para compartilhar experiências e discutir a atuação feminina no mercado empresarial.>
O evento foi organizado pela Associação dos Lojistas do Shopping da Bahia (Alscib) e aconteceu no centro comercial. Foram escolhidas 16 mulheres para participar dos painéis. O tema do encontro foi ‘Experiências de negócios e como podemos fortalecer o mercado para 2022’, e foram discutidos assuntos como: o que é ser empresária, os desafios da contemporaneidade e os aprendizados e perspectivas para o próximo ano.>
Entre as convidadas, nomes conhecidos do meio empresarial, como a diretora do CORREIO, Renata de Magalhães Correia. Ela contou que o pós-pandemia vai exigir duas habilidades das empresas. A primeira, é saber lidar com as questões emocionais provocadas pelo vírus, e a segunda, é aumentar o investimento em tecnologia.>
“Existe o desafio emocional, porque todo mundo saiu muito abalado pela perda de emprego e de renda ou de entes queridos, e acredito que a mulher possa fazer o diferencial na hora da retomada por saber como lidar com essas questões emocionais com mais sensibilidade. Esse é um grande desafio. Outro ponto é que a tecnologia veio para ficar. Todas as áreas, de prestação de serviço ou de consumo, foram impactadas pela inclusão tecnológica, o que vai trazer transformações nos negócios de forma geral”, afirmou.>
Ela foi otimista enquanto ao futuro. “Muita gente empreendeu durante a pandemia em negócios on-line, em setores de serviço em domicílio, e a gente viu que isso trouxe um novo mercado. Então, acredito que o pós-pandemia virá com oportunidades, mesmo com a economia brasileira andando a passos lentos. Teremos um 2022 muito melhor, retomando aos poucos o potencial que a nossa cidade e que o nosso estado tem para crescer”, disse.>
Uma plateia feminina formada por mulheres chefes de empresa assistiu ao evento que aconteceu dentro de uma sala de cinema, no terceiro piso do shopping. Daniela Lacerda é CEO da rede de supermercado Corujão24h e foi uma das 16 convidadas. Ela afirmou que a pandemia evidenciou os papéis do e-commerce e do delivery e contou que ser mulher empresária ainda é um desafio no Brasil.>
“Nossa empresa está investindo muito nesse novo perfil [e-commerce e delivery] porque o mercado acabou se acostumando e isso é algo que vai se perpetuar. No Brasil, a perspectiva de empreender é sempre do homem porque é um perfil de coragem e de audácia. Meu setor ainda é de maioria masculina, mas me sinto orgulhosa e feliz, apesar das dificuldades e do preconceito que ainda existe, e muito disposta a enfrentar qualquer coisa para fazer o que eu amo”, afirmou.>
A pandemia dificultou ainda mais o cenário. O estudo do Sebrae aponta que de 2019 para 2020 o país perdeu 1,3 milhão de mulheres à frente de um negócio, passando de 34,5% para 33,6%. No ano passado, havia cerca de 25,6 milhões de donos de empresas no Brasil. Desse universo, cerca de 8,6 milhões eram mulheres (33,6%) e 17 milhões, homens (66,4%). A mediação do evento ficou por conta da diretora de Comunicação e Relações Públicas da Associação e sócia-proprietária do Restaurante Paris 6, Kaline Rabelo, que destacou a importância da representatividade.>
“A ideia desse evento surgiu de um bate-papo e da necessidade de reunir mulheres incríveis que estão no mercado e que inspiram muitas outras. Estamos vivendo uma ascensão e são tantos setores diferentes que muitas vezes a gente não conhece umas as outras. O número de empresas lideradas por mulheres ainda é muito pequeno, então esperamos que essas mulheres sirvam de inspiração para muitas outras”, disse.>
O objetivo do encontro dessa terça-feira foi conectar empresárias, mulheres de negócios, executivas e profissionais de destaque, promovendo redes de relacionamentos, conexões e business. A expectativa foi estimular o networking, a realização de projetos entre mulheres e a ampliação de suas participações no mercado. Após o evento, houve um almoço no restaurante Paris 6 para as 16 convidadas.>
Comércio e serviço A pesquisa do Sebrae apontou que 36% das mulheres chefes de negócio atuam no setor de comércio, 15% na agropecuária e 14% na indústria. Outra área bastante demandada é a de serviços, onde está 35% das lideranças femininas. A mastologista Anna Paola Noya Gatto é diretora da Clínica da Mulher e comanda uma equipe exclusivamente feminina com 63 médicas e 49 colaboradoras. A unidade existe há 30 anos.>
“Entramos nesse setor a menos tempo que os homens, mas temos um diferencial. Dizem que conseguirmos fazer muito mais coisas ao mesmo tempo do que eles. Não sei se é mito, mas nós temos a capacidade de nos reinventar a cada dia. Aprendemos a ser empresárias em casa, então, nosso trabalho é a extensão dos nossos lares. E buscamos fazer cada vez mais e melhor”, contou.>
O aumento da participação feminina no mercado também foi percebido na pesquisa, onde 19% das empresas chefiadas por mulheres tem menos de 2 anos de criadas, sendo que 54% das que estão no poder tem até 44 anos de idade. Outro ponto destacado foi que 35% delas trabalham mais de 40 horas semanais e 85% tem de um a cinco empregados.>
A qualidade da gestão também se traduziu em números. Os homens estão mais endividados do que as mulheres, 38% deles têm dívidas, contra 34% delas. A maior parte dos homens tem empréstimos bancários (46%). Existe diferença também nas dívidas com impostos/taxas entre homens (16%) e mulheres (13%).>
Confira as painelistas:Renata Correia - Diretora Jornal CORREIO Daniela Lacerda - CEO Corujão24h Ana Coelho - Diretora Grupo Aratu Denice Santiago - Superintendente de Prevenção à Violência da SSP Márcia Teixeira - Promotora Leise Scabini - Empresária e ex-presidente ALSCIB Lícia Fábio - Lícia Fábio Produções Lili Bião Miranda - Diretora de Marketing Salvador FM Perla Lemos - Sócia Fiolaser Thaís Darzé - Diretora Paulo Darzé Galeria Nayana Pedreira - Sócia Acquaroma Anna Paola Noya Gatto - Mastologista Clínica da Mulher Jaqueline Azevedo - Gestora cultura da Fábrica Cultural Fernanda Tourinho - Gestora cultural do Neojiba Débora Lehnen - Empresária Restaurante Proa Nina Calmon - Sócia ACT investimentos >