Multa pode ser cobrada no mesmo boleto da taxa condominial

chame o síndico
22.08.2019, 17:00:00
Atualizado: 22.08.2019, 17:45:31

Multa pode ser cobrada no mesmo boleto da taxa condominial


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM DA COLUNA. ENVIE SUAS DÚVIDAS SOBRE VIDA EM CONDOMÍNIO PARA O E-MAIL chameosindico@redebahia.com.br .

Houve um furto de um celular durante uma festa no condomínio. O dono deixou o aparelho carregando e não achou mais o aparelho. Ele queria culpar o condomínio, mas há alguma responsabilidade do condomínio nesse caso? (Anônimo)

Não vejo como, principalmente numa festa na qual o condomínio não tem a responsabilidade de prover a segurança de convidados.

A multa do condomínio pode ser cobrada junto com a taxa de condomínio, sem discriminação dos valores no boleto? (Maria Paz – síndica)

Não há nenhum problema que multas sejam cobradas junto com a taxa de condomínio, porém, como qualquer outra despesa, tem que obrigatoriamente estar discriminada no recibo ou boleto de cobrança. 

Um morador pode instalar câmeras na garagem sem a permissão do condomínio? (Lauro Vale Pereira)

De jeito nenhum, isto é atribuição da administração e, assim mesmo, com autorização dos condôminos, feita através de assembleia geral convocada para este fim.

A remuneração do síndico morador é permita por Lei? Qual deve ser o tipo de contrato? (Bárbara Santana)

A remuneração ou não de síndicos deve estar prevista na convenção do condomínio, porém, se houver omissão, a assembleia geral pode decidir por uma remuneração, que normalmente é a isenção do pagamento da sua cota mensal das despesas. Não há contrato especifico.

Como implementar mudanças na convenção do condomínio? (Anônima)

O primeiro passo é a administração identificar quais pontos precisam ser modificados, convocar uma assembleia de condôminos para apresentar as sugestões, discutir e aprová-las caso as  julgarem necessárias. Obrigatório, sob pena de nulidade, observar o quórum mínimo exigido para este assunto, lembrando que condômino é o proprietário.


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas