Multas impagáveis

artigo
16.05.2019, 04:39:00

Multas impagáveis

Não é novidade para os contribuintes que a carga tributária do país é sufocante e tem o condão de comprometer qualquer atividade produtiva. É também de conhecimento geral que a legislação tributária brasileira impõe penalidades pecuniárias àqueles que não recolhem seus tributos no prazo devido.

No entanto, menos calorosamente debatida é a questão dos impagáveis percentuais de multa de infração aplicados pelo Fisco quando o contribuinte descumpre minimamente suas obrigações tributárias.

O impagável não tem nada de cômico. Em verdade, as multas de ofício, que variam no âmbito federal entre 75% a 225% do tributo devido (não declarado ou inadimplido), são absolutamente trágicas para a sobrevivência e desenvolvimento dos negócios que geram riqueza no Brasil.

É inescapável que o descumprimento de regras jurídicas, sejam elas tributárias ou não, geram repercussões para o infrator. Não se está sugerindo a exclusão da responsabilidade dos contribuintes que, intencionalmente ou por erro, declaram incorretamente os tributos que devem, ou pagam menos do que deveriam.

O ponto reside em encontrar o equilíbrio entre a reprimenda pecuniária legitimamente quantificada e o não comprometimento da própria subsistência do negócio. O Brasil possui percentuais de multas de ofício elevados, que comprometem seriamente a continuidade das operações de um contribuinte apenado com a imposição de multa. É dizer: por vezes o pagamento da multa compromete, senão inviabiliza, a própria atividade empresarial.

Em 2015, ao julgar o Recurso Extraordinário 833.106/GO, o Supremo Tribunal Federal considerou que a multa aplicada ao contribuinte nas hipóteses de não recolhimento de tributo está limitada em até 100% do valor do tributo, sob pena de estar caracterizado o efeito confiscatório, vedado no Art. 150, IV, da Constituição Federal. A aplicação de penalidade no dobro do montante do tributo devido parece-nos ainda demasiada.

Duas questões relevantes sobre multas fiscais ainda aguardam apreciação no STF. A primeira é se a multa qualificada de 225% em razão de sonegação ou fraude ultrapassa os limites do confisco (RE 736.090/SC). A outra, objeto do RE 640.452/RO, refere-se ao caráter confiscatório da multa pelo mero descumprimento de obrigação acessória relacionado à operação que não gerou tributo a recolher.

A discussão, sem dúvida, é do interesse de todos os contribuintes, sejam eles sociedades empresariais ou pessoas físicas. Afinal, ser compelido a pagar multa em montante igual ou superior ao próprio tributo devido é desarrazoado para qualquer um. Por isso tamanha a importância de fomentar o debate em todas as esferas administrativas, judiciais e também legislativas, a fim de que as multas fiscais, quando devidas, possam ser quitadas sem comprometer a manutenção das atividades dos contribuintes.

* Monya Pinheiro é advogada do Torres e Pires


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-foco-e-total-aqui-neymar-se-apresenta-a-selecao-brasileira/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-um-dos-destinos-mais-procurados-pelos-soteropolitanos/
Potencial do povoado Baixio atraiu o empreendimento Ponta de Inhambupe
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-morre-apos-ser-baleado-dentro-de-hotel-no-dois-de-julho/
Vídeo mostra hora do disparo, que atingiu o soldado no rosto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-agride-e-ameaca-de-morte-funcionarios-de-restaurante-em-salvador/
Caso ocorreu na noite desta quinta-feira (23) em empreendimento na Cardeal da Silva
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/esse-cara-vai-me-matar-luisa-sonza-fala-sobre-regressao-de-whindersson-apos-briga/
Youtuber se envolveu em confusão com influencer Carlinhos Maia; entenda
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/plateia-abandona-sessao-por-cenas-de-sexo-explicito-de-filme-em-cannes/
Cena de sexo bastante longa em banheiro entre personagens foi criticada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-caverna-do-dragao-e-revivido-em-live-action-para-comercial/
A recepção da propaganda foi tão boa que internautas logo pediram um filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/juntos-e-shallow-now-5-versoes-do-hit-menos-piores-que-a-de-paula-fernandes/
Tem nos ritmos forró, country e, claro, no estilo pagodão da La Fúria; ouça
Ler Mais