Muniz Sodré toma posse na Academia de Letras da Bahia

salvador
31.10.2019, 22:10:00
Atualizado: 31.10.2019, 22:54:37
(Foto: Tiago Caudas/ CORREIO)

Muniz Sodré toma posse na Academia de Letras da Bahia

O escritor, sociólogo e jornalista ocupou a cadeira 33 que era de Mãe Stella de Oxóssi

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Uma cerimônia especial marcou a posse do escritor, sociólogo e jornalista Muniz Sodré na Academia de Letras da Bahia (ALB), no bairro de Nazaré, na noite desta quinta-feira (31). Ele ocupou a cadeira número 33, cujo patrono é o poeta Castro Alves e que, até o ano passado, era ocupada por Mãe Stella de Oxóssi. Ela morreu em dezembro de 2018.

A cerimônia de posse foi aberta ao público e aconteceu no Palacete Góes Calmon, sede da ALB. Sodré contou que estava em Boston (EUA) quando recebeu a ligação dos acadêmicos, em janeiro, perguntando se ele aceitava o título. A eleição oficial foi em julho, quando o sociólogo foi escolhido para o posto.

“É uma honra suceder Mãe Stella. Eu fui o primeiro Obá dela e sou Obá do terreiro. Para mim, essa cadeira tem um fio entre as gerações que começa com o patrono Castro Alves, o poeta dos escravos, Xavier Marques, o primeiro que escreveu sobre o terreiro e médico sanitarista. O fio é a ética, e o terreiro é um lugar de ética. É uma emoção enorme”, disse.

Seguindo a tradição, ele foi conduzido até a cadeira por outros integrantes da casa, onde recebeu o colar símbolo da imortalidade e que os membros da ALB carregam.

O reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, que ocupa a cadeira número 12, também marcou presença e disse que tornar Muniz Sodré um imortal é positivo para a Academia.

“Muniz é um dos intelectuais mais respeitados do nosso país, uma grande referência e uma grande personalidade pública de resistência e de sacralidade no sentido de representar também a ancestralidade. Ele representa uma linhagem que confere às nossas instituições um elemento sagrado. Isso é muito importante. A energia de Muniz vai revigorar nossa causa”, disse Salles.

No discurso, Sodré destacou a importância da ética, falou das crises que envolvem a existência humana e citou o escritor baiano Euclides da Cunha. Ele é o sexto membro a ocupar a cadeira 33 da ALB. 

Muniz Sodré de Araújo Cabral nasceu em 12 de janeiro de 1942,  na cidade de São Gonçalo dos Campos, no interior da Bahia. Passou sua infância no município de Feira de Santana. Iniciou sua vida profissional em Salvador como colaborador do Jornal da Bahia, exercendo também a função de tradutor, no Departamento de Turismo da Prefeitura. Colaborou para o Jornal do Brasil, Folha de São Paulo e revistas Visão e Traverses. 

Histórico da Cadeira 33
Patrono: Antônio de Castro Alves (1847-1871)
Fundador: Francisco Xavier Ferreira Marques (1861-1942)
2º Titular: Heitor Praguer Fróes (1900-1987)
3º Titular: Waldemar Magalhães Mattos (1917-2003)
4º Titular: Ubiratan Castro de Araújo (1948-2013)
5ª Titular: Mãe Stella de Oxóssi - Posse em: 12.09.2013
     Eleito: Muniz Sodré - Data da posse no dia 31.10.2019

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gusttavo-lima-quebra-recorde-do-youtube-com-live-direto-de-sua-casa/
Foram 5h de show, 750 mil acessos simultâneos e 10 milhões de visualizações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-sindico-instala-pia-na-entrada-de-predio-para-ajudar-vizinhos-idosos/
Espanhol radicado na Bahia decidiu ajudar na higiene no prédio que é síndico em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-fe-nao-costuma-faia-como-manter-a-religiao-em-isolamento/
O amparo na religiosidade é a salvação para muitos soteropolitanos; tecnologia é aliada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quarentena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/
Baiano é outro nível... Nos últimos dias, movimento tomou conta de Salvador: tem até Carnaval dentro de casa; confira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pearl-jam-lanca-gigaton-decimo-primeiro-album-da-banda/
Turnê, que começaria em abril, foi adiada por conta da pandemia do coronavírus
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cremeb-suspende-medico-que-prometeu-soro-da-imunidade-para-covid-19/
Aldo Grisi fez propaganda de suposta medicação para prevenir o novo coronavírus
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pela-1a-vez-papa-faz-rito-sozinho-e-da-indulgencia-plenaria/
Gesto inédito, por causa da pandemia do novo coronavírus, permite que mais de 1,3 bilhão de católicos tenham o perdão de seus pecados
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rui-costa-vai-processar-quem-usar-carro-de-som-em-protesto-contra-quarentena/
Grupo planeja ida do Centro de Convenções ao Farol da Barra para pedir fim do isolamento
Ler Mais