Na falta de cerveja, russos dão um ‘jeitinho brasileiro’

Por Gabriel Rodrigues, de Moscou

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2018 às 05:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

As ruas de Moscou se transformam em um verdadeiro Carnaval durante os jogos da Copa do Mundo. A troca de experiências entre pessoas de várias partes do mundo é tamanha que os russos já aprenderam até um certo jeitinho brasileiro. Se, nos primeiros dias, os festeiros sofreram com a falta de cerveja e a limitação dos bares em vender bebida alcoólica apenas até meia-noite, agora eles contam com a ajudinha de vendedores ambulantes. Disfarçados no meio da multidão, os ambulantes vendem cerveja, ice e até vodca, que são estocadas dentro de mochilas. O comércio é totalmente informal.

Passando sufoco

Por falar em venda de cerveja, os brasileiros têm passado dificuldade na hora de consumir em solo russo. Por aqui, nada de “canela de pedreiro” ou garrafa trincando, como se bebe por aí. Na maioria dos estabelecimentos, a cerveja é vendida apenas fria, ou até mesmo natural. É necessários avisar, antes de fazer o pedido, que quer a cerveja ou o chopp gelado. Mas, na maioria das vezes, o pedido acaba sendo em vão. Questão cultural. Estações de metrô em Moscou são pontos turísticos pela beleza (Foto: Gabriel Rodrigues/CORREIO) Metrô de Moscou: beleza até debaixo da terra

Quem anda de metrô por Moscou se encanta com a beleza das estações. A Taganskaya, na linha marrom, é um grande exemplo de arquitetura, além de que diariamente é possível encontrar apresentações de artistas por lá. Já na estação Revolyutsii Ploshchad existem estátuas de cobre que significam profissões. No local,  a tradição é tocar no focinho do cachorro em uma estátua localizado na plataforma. Segundo a lenda, o gesto traz sorte.

Ah, promessa sem jeito

Uma torcedora da Inglaterra prometeu em suas redes sociais fazer uma tatuagem do zagueiro Stones caso o defensor marcasse um gol no duelo contra o Panamá. Os ingleses venceram a partida por 6x1, e Stones deixou sua marca duas vezes. Logo após a partida, o lateral-direito Kyle Walker usou o seu perfil oficial para cobrar o pagamento da promessa. Será que ela vai ter coragem de desenhar o rosto do jogador no próprio corpo? Restaurante brasileiro serve feijoada e outros pratos da nossa culinária (Foto: Gabriel Rodrigues/CORREIO) Feijoada à brasileira

Seguindo na linha do consumo, a torcida brasileira tem uma opção para matar a saudade de casa.  Na avenida Prokovka, fica localizado o Brazil Resto, um restaurante de comida brasileira. Lá é possível comer feijoada e outros pratos como moqueca e picanha. O local conta até com cervejas e refrigerantes brasileiros. A feijoada com arroz, farofa e salada de alface fica por 560 rublos (aproximadamente R$ 36) e serve uma pessoa.