Na véspera da Lavagem, imagem do Bonfim será transladada do Humaitá até o Comércio

salvador
09.01.2020, 09:45:00
Atualizado: 09.01.2020, 09:49:42
(Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO)

Na véspera da Lavagem, imagem do Bonfim será transladada do Humaitá até o Comércio

É a primeira vez que a Basílica promove uma atividade marítima durante a festa do santo

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Na próxima quarta-feira (15), véspera da Lavagem do Bonfim, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim será translada da Ponta do Humaitá (Monte Serrat) até o cais da Capitania dos Portos da Bahia (Comércio). A imagem vai sair da Basílica Santuário, às 8h, e será conduzida em procissão até o local do embarque. 

Esse será o primeiro ano que a Basílica do Senhor do Bonfim vai promover uma atividade marítima durante a Festa do Senhor Bonfim. De acordo com a Arquidiocese de Salvador, o Catamarã Senhor do Bonfim levará a imagem seguido apenas por quatro escunas.

Pelo percurso, a previsão é de que as embarcações passem pela frente da Igreja de Nossa Senhora da Penha, com uma forma de lembrar o local que abrigou a imagem do Senhor do Bonfim entre os anos de 1745 a 1754. Após esse período, ela foi levada para a igreja construída em sua homenagem, na Colina Sagrada.

O translado da imagem peregrina do Senhor do Bonfim pela Baía de Todos os Santos, na véspera da Lavagem, faz parte as festividades pelo santo, considerado patrono da Colina Sagrada. Ainda segundo a arquidiocese, é “um gesto para fazer memória ao ato de devoção do fundador da Devoção do Senhor do Bonfim e de todos aqueles que nestes 275 anos de história buscam em Cristo a ‘graça divina da justiça e da misericórdia”.

Em 2020, a Basílica Santuário celebra os 275 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim à Salvador. A imagem trazida de Portugal, em 1745, pelas mãos do capitão de mar e guerra Teodósio de Farias, tornou-se um dos ícones sacros mais importantes do Brasil.
 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-um-susto-targino-se-prepara-para-cantar/
Músico sofreu grave acidente de carro, mas escapou ileso e agora se prepara para fazer lives
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/junho-chegou-correio-promove-lives-para-comemorar-o-sao-joao/
Apresentações acontecem sempre às sextas e sábados de junho, às 19h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais