No primeiro dia de aplicação, Salvador vacina 509 idosos com 3ª dose

salvador
30.08.2021, 23:23:00
Atualizado: 30.08.2021, 23:24:41
(Marina Silva/Correio)

No primeiro dia de aplicação, Salvador vacina 509 idosos com 3ª dose

Número fica bem abaixo do previsto pelo secretário de Saúde

Salvador iniciou nesta segunda-feira (30) a aplicação da terceira dose da vacina para idosos a partir de 80 anos. De acordo com o vacinômetro da prefeitura, a capital aplicou a dose de reforço em 509 idosos.

Neste primeiro momento, apenas aqueles que completam seis meses do recebimento da segunda dose no dia 1º de setembro estavam aptos a se vacinar. 

O total de aplicações da terceira dose, no entanto, ficaram muito abaixo do esperado. “A previsão hoje é da vacinação de 6.383 idosos com a dose de reforço", disse o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, durante entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia.

Para esta terça (31), a terceira dose será aplicada em idosos de 80 anos ou mais que completam seis meses do recebimento da segunda dose até o dia 2 de setembro. Também serão vacinados os adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que possuam algum tipo de comorbidade e/ou deficiência permanente e que sejam residentes na capital baiana.Já a vacinação dos adolescentes com 17 anos sem comorbidades prossegue suspensa.

Aqueles que não encontrarem o nome no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) devem procurar um médico em uma unidade privada ou pública, para que o profissional realize o cadastramento. 

Ainda nesta terça, acontecerá a repescagem da primeira dose para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos. A imunização também contemplará as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) com idades igual ou superior a 12 anos que tiverem prescrição médica.

Haverá também a aplicação das segundas doses da Oxford, Pfizer e CoronaVac. O serviço de oferta de doses nas Prefeituras-Bairro continua para as pessoas com 18 anos ou mais que residem em Salvador, mas não estão com nome no site da SMS. O atendimento deve ser agendado previamente através do site horamarcada.salvador.ba.gov.br.

Neste caso, o interessado deve comparecer no dia e hora marcada com uma cópia e original do comprovante de residência atualizado no nome do titular do cartão SUS ou dos pais do mesmo, além de um documento de identificação com foto.

Confira os pontos de vacinação desta terça-feira (31):

3ª DOSE: PESSOAS COM 80 ANOS OU MAIS – 8h às 16h

Drive-thrus: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Shopping Bela Vista e 5º Centro de Saúde (Barris).

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vista Alegre, USF Cajazeiras V, UBS Virgílio de Carvalho e USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas).

1ª DOSE - ADOLESCENTES COM COMORBIDADES E/OU DEFICIÊNCIA PERMANENTE COM NOME CADASTRADO NO SITE DA SMS - 8h às 16h

Os adolescentes deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deve apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drive-thru: Shopping da Bahia.

1ª DOSE - GESTANTES E PUÉRPERAS – 8h às 16h

No caso das gestantes e puérperas menores de 18 anos, elas deverão ser acompanhadas pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para a comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deve apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Gestantes: devem apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica.

Puérperas: devem apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica e Declaração de Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê.

OBS: Está suspensa a vacinação para gestantes e puérperas com os imunizantes Oxford/ Astrazeneca e Janssen.

Drive-thru: Shopping da Bahia.

REPESCAGEM: PESSOAS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 18 ANOS - 8h às 16h

Pontos fixos: USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), FBDC Brotas e UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras).

2ª DOSE OXFORD – 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 6 de setembro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Unijorge (Paralela), Barradão (Canabrava), Universidade Católica do Salvador (Pituaçu) e Vila Militar (Dendezeiros).

Pontos fixos: Barradão (Canabrava), UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Federação, Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), USF Pirajá, Unijorge (Paralela), USF Vila Nova de Pituaçu e USF Colinas de Periperi.

2ª DOSE CORONAVAC – 8h às 16h

Amanhã todas as pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia 31 de agosto já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré) e Faculdade Universo (Avenida ACM).

Pontos fixos: CSU Pernambués, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Imbuí, USF Curralinho, Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros) e USF Tubarão.

2ª DOSE PFIZER – 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 6 de setembro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Pontos fixos: USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Cajazeiras X, USF Vale do Matatu, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança) e UBS Eduardo Mamede (Mussurunga).

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas