Nova novela das 18h, Êta Mundo Bom tem comédia, romance e drama familiar

TV
17.01.2016, 13:31:00
Atualizado: 17.01.2016, 13:44:47

Nova novela das 18h, Êta Mundo Bom tem comédia, romance e drama familiar

“Traz grandes histórias de amor, vilanias, comédia, todos os ingredientes de um bom melodrama", avalia o diretor Jorge Fernando

A inspiração da inspiração. É assim que se pode descrever a nova novela Êta Mundo Bom!, da Globo, que estreia amanhã no horário das 18h. De autoria de Walcyr Carrasco, a trama mergulhou no filme Candinho (1954), estrelado por Amácio Mazzaropi (1912-1981) que, por sua vez, bebeu do conto Cândido ou O Otimismo, publicado em 1759 pelo filósofo francês Voltaire (1694-1778). 

“Quando eu era criança, meu pai me levava ao cinema quase todos os dias. Mazzaropi faz parte da minha infância. E, de certa maneira, essa novela é uma homenagem a meu pai. Eu também quis trazer a grande discussão que sustenta a todos nós, todo o tempo. O mundo é bom? Há motivos para ser otimista?”, questiona o autor que criou um novo Candinho. Dessa vez, nascido na década de 1920, no interior de São Paulo, interpretado pelo ator Sérgio Guizé.

(Foto: Reprodução)

Na primeira etapa, a história, dirigida por Jorge Fernando, traz a jovem Anastácia (Nathalia Dill), que esconde a gravidez do pai, o Barão de Goytacazes (Celso Frateschi), um rico fazendeiro. Quando a criança nasce, o pai descobre e manda um capataz sumir com o bebê. A mucama da casa, sensibilizada, consegue levar o menino antes e o coloca em um cesto, na beira do rio, com um colar com a foto da mãe. 

O bebê é encontrado pelo casal Quinzinho (Ary Fontoura) e Cunegundes (Elizabeth Savalla), que há tempos tentavam ter um filho sem sucesso e, por isso, resolvem ficar com o menino. Só que, logo em seguida, a matriarca engravida e o garotinho vai sendo deixado de lado. Vinte anos depois, o rapaz, que ganhou da nova família o nome de Candinho, se torna um empregado da casa e se apaixona justamente pela primogênita da família, Filomena (Débora Nascimento). 

Otimista

“Tudo o que acontece de ruim na vida da gente é ‘pra meiorá’”, esse é o lema de Candinho. Mas o otimismo do rapaz é testado ao longo da história. Primeiro, ele é expulso da casa da família depois de Cunegundes flagrar um beijo entre ele e Filomena. Seguindo conselhos do amigo Pancrácio (Marco Nanini), um professor de filosofia muito sábio, Candinho resolve ir para São Paulo em busca da mãe. 

“Candinho é um otimista incurável, mas é esperto, consegue enxergar a verdade de uma maneira diferente das outras pessoas”, afirma Walcyr. Sérgio Guizé garante que nesse quesito é igual ao personagem. “Sou muito otimista e espero, com Candinho, transmitir toda essa esperança ao telespectador”, almeja.

Na cidade grande, mais uma vez, a sua positividade é colocada à prova. Sem ter onde dormir, o jovem resolve ficar na rua e acaba sendo abordado por um policial. Ele só consegue escapar quando ganha a ajuda de Pirulito, um garotinho esperto que também vive nas ruas. Os dois, junto com o burro Policarpo, amigo inseparável de Candinho, vão parar em uma pensão. Mas, depois de ser roubado, é posto na rua e ainda perde o burrinho, que fica como garantia para a dona da pensão. 

É nesse contexto que ele reencontra Pancrácio que, sem emprego, se disfarça de vários personagens para pedir esmola na rua. “Quando ele fala sobre o fato de não conseguir emprego como professor de filosofia, ele questiona o modo de ser das pessoas em geral, que não refletem sobre as grandes questões da vida e do universo. Pancrácio faz isso o tempo todo, é um personagem adorável”, admite o autor.

Vilania
Duas décadas depois de ter seu bebê arrancado dos braços, Anastácia (Eliane Giardini) se transformou em uma religiosa que frequenta a igreja quase todos os dias, sempre rezando para encontrar seu filho. Apesar de ter casado, ela não teve filhos. Viúva e dona de uma fábrica de sabonetes, Anastácia mora com dois sobrinhos: Sandra (Flávia Alessandra) e Celso (Rainer Cadete). Os dois, lobos em pele de cordeiro, fingem que querem ajudar a tia a encontrar o primo, mas, na verdade, se articulam para que isso nunca aconteça, para não perderem a herança.

É nesse cenário que Candinho vai ter que batalhar para descobrir a sua história. “A novela traz grandes histórias de amor, vilanias, comédia, todos os ingredientes de um bom melodrama.  Além disso, tem o tom caipira, a ingenuidade, as músicas da época.  É uma história agradável de ver, de comentar”, avalia o diretor Jorge Fernando. Além dele, a trama ainda conta com os diretores Marcelo Zambelli, Ana Paula Guimarães e Diego Morais. Walcyr também tem a colaboração de Maria Elisa Berredo, Daniel Berlinsky, Marcio Haiduk e Claudia Tajes.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rui-costa-se-nao-vai-ajudar-pelo-menos-me-deixe-trabalhar-em-paz/
Governador falou em "perseguição" do governo federal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-hoje-tem-o-ultimo-ensaio-do-cortejo-afro-no-pelourinho/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-os-melhores-momentos-de-vitoria-0x0-freipaulistano/
Leão segue invicto em 2020 e na zona de classificação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-hoje-tem-furdunco-e-banho-de-mar-a-fantasia/
O chefe de reportagem Jorge Gauthier apresenta quadro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-hoje-tem-fuzue-e-festa-no-mar/
O chefe de reportagem Jorge Gauthier apresenta quadro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/diretora-baiana-fala-sobre-nu-artistico-de-mulheres-com-mais-de-60-muito-amor/
No documentário Nuas e Cruas, Mariana Ayumi, 21, reflete sobre corpo, nudez e feminismo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rica-em-historia-igreja-de-sao-domingos-e-pouco-explorada-no-turismo-religioso/
Local é ofuscado pela fama do Convento de São Francisco, a Igreja do Ouro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tecnologia-e-acessibilidade-permitem-maior-inclusao-em-parque-aquatico/
Beach Park apresenta sua segunda atração com realidade virtual
Ler Mais