Novo edital prevê metrô pronto até 2016; primeiro trecho funciona até 2014

salvador
25.05.2013, 16:46:00

Novo edital prevê metrô pronto até 2016; primeiro trecho funciona até 2014

Ao fim da obra, serão 22 estações entre 41,2 km de linha, que estarão integradas a 11 terminais de integração com ônibus

Gil Santos
mais@correio24horas.com.br

Juntos, prefeitura e governo do estado asseguram que agora vai. Após 14 anos de atrasos, um novo cronograma para a inauguração do metrô de Salvador foi divulgado sexta, e prevê a conclusão da obra no fim de 2016. A Linha 1 entre a Lapa e o Retiro, como já foi divulgado, deverá começar a operar antes da Copa do Mundo, no ano que vem. Logo em seguida, no fim do ano, fica pronto o resto da Linha 1, até a Estação Pirajá. Só então começam as obras da Linha 2, que liga a Avenida Bonocô a Lauro de Freitas, passando pelo Iguatemi e Avenida Paralela.

Nesta etapa, a inauguração também será por partes. Até o Iguatemi, fica pronto em março de 2015; até o aeroporto, em outubro do mesmo ano. Até a estação final, em Lauro de Freitas, está previsto mais um ano de obras: outubro de 2016. O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, endossou que haverá punição à construtora caso haja atrasos nos prazos de inauguração. “O objetivo é que comece a funcionar o primeiro trecho até a Copa do Mundo”, disse.

Licitação - Em ato público realizado sexta no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, foi assinada, pelo prefeito ACM Neto e pelo governador Jaques Wagner, a autorização para a licitação, que vai contratar a empresa responsável por toda a obra e pela operação do sistema. Quem vencer será parte de uma parceria público privada (PPP), que terá o direito de operar o sistema até 2053. O orçamento foi estimado em R$ 4 bilhões, e o critério de seleção será o menor preço.

A entrega das propostas deve ser feita até o dia 15 de julho e um leilão da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) vai determinar a empresa vencedora. O contrato de concessão será assinado no dia 6 de setembro e as obras devem ser iniciadas no mês seguinte. A concessionária terá ainda 180 dias, a partir da assinatura do contrato, para apresentar um projeto de extensão do metrô de Pirajá até Cajazeiras. O prefeito ACM Neto destacou os esforços da prefeitura para melhorar a mobilidade na cidade.

De acordo com ele, devem ser empregados R$ 3,2 bilhões em incentivos fiscais para os planos de mobilidade. “Nos últimos anos, a sociedade careceu de planejamento, mas o que a gente percebe agora é a coordenação de uma série de atividades e providências que são pensadas, planejadas e que vão mudar inteiramente o perfil da cidade de Salvador e da Região Metropolitana”, enfatizou o prefeito.

Integração - Ao fim da obra, serão 22 estações entre 41,2 km de linha, que estarão integradas a 11 terminais de integração com ônibus. O ponto final, em Lauro de Freitas, será construído próximo à loja Casas Bahia, que fica na Rua Fernando de Noronha. “O projeto vai integrar o sistema de transporte público às estações do metrô. Os passageiros dos ônibus, por exemplo, nem precisarão atravessar a rua para fazer uso do metrô, o sistema será integrado”, garantiu o secretário da Casa Civil, Rui Costa.

“Quando esta obra começar, a garantia que nós temos é que agora terá planejamento estruturado. É de interesse de quem vencer inaugurar o quanto antes, para que as receitas com a operação comecem a entrar”, afirmou o governador. Em 2014, os dois postos de gasolina que estão em funcionamento no canteiro central da Avenida Paralela serão desativados. Segundo Rui Costa, todos os retornos de veículos que passam pelo canteiro também deixarão de existir.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mae-de-ex-bbb-morre-dez-dias-apos-descobrir-cancer-no-pulmao/
"Me pergunto como será seguir a vida sem sua existência", escreveu Nayara
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/primeiro-trailer-oficial-do-filme-da-turma-da-monica-e-liberado-veja/
A trama se desenvolverá a partir do desaparecimento de Floquinho
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-revelacao-do-sertanejo-que-e-considerada-a-nova-marilia-mendonca/
Maria Clara já fez parcerias com artistas como Aldair Playboy, Gabriel Diniz e Jonas Esticado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mente-sa-corpo-sao/
Práticas integrativas, alternativas e complementares à medicina tradicional auxiliam na prevenção e tratamento de doenças
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/filho-de-pm-e-morto-apos-discussao-por-conta-de-bar-em-feira-veja-video/
Estudante de Direito, vítima trabalhava há três anos como segurança
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/time-sub-23-do-vitoria-se-apresenta-na-toca-para-disputar-baianao/
Equipe tem velhos conhecidos como Caíque, Cedric, Nickson e atacante Luan
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vale-a-pena-investir-na-toyota-hilux-flex/
Confira um vídeo que analisa a versão bicombustível da picape média mais vendida
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/filipina-e-escolhida-como-miss-universo-2018-veja-fotos/
Coroação aconteceu na madrugada deste domingo
Ler Mais