Novo vídeo mostra que dois mísseis atingiram avião ucraniano no Irã

mundo
14.01.2020, 20:04:00
Atualizado: 14.01.2020, 20:12:20

Novo vídeo mostra que dois mísseis atingiram avião ucraniano no Irã

Todas as 176 pessoas a bordo morreram em queda de aeronave

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


(Foto: Reprodução)

Imagens de uma câmera de segurança mostram que o avião ucraniano derrubado por engano pelo Irã em 8 de janeiro foi atingido por dois mísseis a partir da mesma base militar. Os mísseis foram disparados com um intervalo de 30 segundos entre eles, segundo o The New York Times, que analisou os vídeos.

As imagens circularam em redes sociais e foram ao ar em outros meios de comunicação. O NYT diz que atestou a veracidade delas e que o vídeo veio de uma câmera de segurança.

Na queda, morreram todos os 176 ocupantes do avião. Sábado, depois de dias alegando que se tratava de uma queda acidental, o Irã assumiu que os militares do país derrubaram por engano o voo 752, que seguia para Kiev. Segundo as autoridades, houve erro humano na decisão. O presidente Hassan Rouhani classificou o caso de "erro imperdoável".

Amir Ali Hajizadeh, o comandante das forças aeroespaciais do Irã, diz que um operador do sistema de defesa confundiu o avião com um míssil. Em declaração que foi ao ar na TV do país, ele afirma que o operador teve 10 segundos para decidir pelo disparo. Mesmo assim, tentou contatar os superiores, mas houve falha no sistema de comunicação. Assim, ele tomou sozinho uma "má decisão".

Ele diz ainda que a Guarda Revolucionária havia pedido que aviões comerciais não voassem por ali, o que não foi atendido. O comandante disse ainda que desde o dia da queda já sabia que a aeronave havia sido derrubada por um míssil.

Um primeiro vídeo divulgado, que tinha cerca de 20 segundos, mostrava um objeto luminoso subindo rapidamente e tocando o avião. Depois de ser atingido, o avião ainda ficou no ar alguns minutos e fez uma volta, tentando retornar ao aeroporto de Teerã. 

Já na quinta-feira, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse que o país tinha informações de que o avião tinha sido abatido por um míssil de maneira não intencional. Havia muitos cidadães canandenses no voo - eles fariam escala em Kiev antes de seguir para casa.

O presidente dos EUA, Donald Trump, também ventilou a possibilidade. "Estava voando em uma área bastante difícil e alguém do lado de lá pode ter se enganado", afirmou Trump.
 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-lanca-ep-contra-o-tedio-da-quarentena/
Preso em casa, artista produziu nove faixas em três dias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-muda-o-tom-e-diz-que-coronavirus-e-maior-desafio-da-nossa-geracao/
Presidente criticou isolamento mais rígico e voltou a ser alvo de panelaços; veja vídeos em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leo-picon-admite-ser-o-ex-em-comum-de-manu-gavassi-e-rafa-kalimann/
Participantes do BBB falaram, no programa, que já se relacionaram com a mesma pessoa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bbb20-dennis-dj-lanca-funk-para-prior-e-manu-baco-canta-a-tropa-do-babu/
Reality show tem mobilizado as redes sociais e famosos têm aderido às torcidas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronista-da-velha-sao-salvador-riachao-imprimiu-marca-pessoal-no-samba/
Cantor e compositor morreu na madrugada de segunda-feira (30), aos 98 anos
Ler Mais