Número de casos de dengue aumenta 667% na Bahia

bahia
03.09.2019, 05:30:00

Número de casos de dengue aumenta 667% na Bahia

Boletim divulgado pela Sesab mostra 29 óbitos entre janeiro e agosto deste ano

O número de casos de dengue na Bahia cresceu 667% de janeiro a agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e foram divulgados nessa segunda-feira (2).

De acordo com o levantamento, foram notificados 56.342 casos prováveis (excluído os descartados) de dengue este ano, com coeficiente de incidência de 380,4 casos para cada 100 mil habitantes.

O número de pessoas com suspeita de chikungunya também aumentou. Foram  4.375 casos prováveis e 29,5 casos por 100 mil habitantes, o que representou 23,5% a mais que em 2018. A quantidade de ocorrências com suspeita de zika subiu 62,3%. Foram 1.724 casos suspeitos ou 11,6 casos por 100 mil habitantes.

“Neste período, 26,4% dos municípios baianos registraram notificações simultâneas de casos de dengue, chikungunya e zika, ao passo que 8,9% dos municípios baianos não notificaram casos prováveis/suspeitos para as três arboviroses”, informa o boletim.

O município que apresentou o maior quantitativo de amostras positivas para dengue foi Feira de Santana, com 23,3%. Em relação à chikungunya, Salvador tem o maior valor, com 291 amostras positivas (32,8%). Já quanto as amostras positivas para zika, Feira também foi a cidade que mais se destacou com 11,4%.

Do total de 63.051 casos, 18.801 (29,8%) foram classificados como dengue clássico, 1.549 casos (2,4%) como dengue com Sinais de Alarme (DCSA), 82 (0,1%) como dengue grave e 10.205 casos (16,1%) permanecem em investigação. Outros 25.705 casos (40,7%) foram inconclusivos e 6.709 casos (10,6%) foram descartados.

Mortes
Foram confirmados laboratorialmente 29 óbitos (12 em Feira de Santana, 3 em Salvador, 2 em Paulo Afonso, 1 em Candeias, 1 em Rafael Jambeiro, 1 em Saubara, 1 em Jacobina, 1 em Paripiranga, 1 em Presidente Dutra, 1 em Santo Antônio de Jesus, 1 em Simões Filho, 01 em Candiba, 1 em Camaçari, 1 Mulungu do Morro e 1 em Euclides da Cunha). A taxa de letalidade por dengue dos casos notificados com sinais de alarme e grave na Bahia foi de 1,8%.

Dentre as medidas estipuladas pelo Ministério da Saúde para o combate ao Aedes aegypti, mosquito tramsissor das doenças, estão ampliar e sensibilizar equipes de Vigilância Epidemiológica para adoção de medidas de controle; monitorar semanalmente os casos, detectando precocemente as áreas de risco, com adoção das medidas de controle, com o objetivo de reduzir a magnitude das arboviroses.

Ainda na lista das medidas está a redução das formas graves e óbitos e a ocorrência de surtos e epidemias; intensificar as atividades de controle de vetor, especialmente em áreas de transmissão confirmada de dengue, viabilizando as ações de controle mecânico, controle larvário e controle químico por meio da nebulização.



Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/chuva-intensa-atinge-salvador-nesta-quarta-feira-22-previsao-de-trovoada/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/saimos-por-questao-de-sobrevivencia-diz-ocupante-do-odorico-pm-serrou-grades/
Após saída de estudantes, viaturas fazem segurança do Odorico Tavares
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pastora-e-cantora-gospel-agride-sogra-de-73-anos-na-frente-de-criancas-video/
Lucimara Pires se justificou dizendo que idosa bateu nela primeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/diggo-de-deus-conheca-o-cantor-que-abandonou-o-futebol-para-viver-de-musica/
Artista é vocalista da Clap Bum, banda que encarta CD no CORREIO desta terça-feira (21)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-conheco-o-homem-com-quem-dormia-diz-influencer-agredida-pelo-namorado/
Anne Sampaio usou a conta do Instagram para denunciar o agressor
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/digital-influencer-usa-instagram-para-denunciar-namorado-por-agressoes/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mesmo-com-prova-mantida-candidatos-temem-cancelamento-de-concurso-da-pm/
Professores propõem que os concurseiros não se deixem abater e continuem focados nas provas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/poliana-ex-esposa-de-victor-chaves-vive-reclusa-apos-separacao/