O cenário do aborto no Brasil e os procedimentos da adoção legalizada

Episódio recebe especialistas na área jurídica e médica

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2022 às 10:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Após a divulgação dos casos envolvendo abusos sexuais de duas jovens no Brasil, muitas pessoas passaram a se questionar sobre qual o cenário que o país ocupa atualmente em relação ao aborto e ao processo de entrega voluntária para a adoção de crianças após o nascimento.De que forma acontecem os procedimentos de abroto legal o Brasil e quais as circunstâncias as mulheres podem fazer o procedimento cirúrgico? E após o nascimento, qual o passo a passo para executar a entrega legal para adoção?

Neste episódio 54 do O Que a Bahia Quer Saber, o programa recebe especialistas na área jurídica e médica para esclarecerem essas dúvidas. A advogada familiarista com especialização em gênero Mariana Régis detalha qual o papel da Justiça diante de uma solicitação de entrega legal feita pela mãe ou pela família e quais os benefícios trazidos para a criança e para outras famílias que aguardam na fila de adoção.

Você também pode ouvir em outros aplicativos (veja abaixo)

Já a médica ginecologista Samyra Coutrim, que é especialista em ginecologia natural e em longevidade para mulheres, detalha os riscos que um aborto clandestino pode trazer para as mulheres e de que forma o setor da saúde precisa ser estrturado para trazer mais segurança e acolhimentos às vítimas de violência sexual.

O episódio tem produção, narração e edição de Vinícius Harfush.

Toda semana, você tem no podcast O Que a Bahia Quer Saber uma matéria especial em formato de áudio. Um mergulho em algum tema de relevância para o estado. Você poderá acessar os episódios aqui mesmo no site do Correio* no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Anchor, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts.

Você também pode ouvir nos aplicativos de sua preferência:

Spotify:

Para ouvir diretamente no Spotify, clique aqui.

Apple Podcasts:

Para ouvir diretamente no Apple Podcasts, clique aqui.

Castbox:

Deezer:

Para ouvir diretamente no Deezer, clique aqui.

Google Podcasts:

Para ouvir diretamente no Google Podcasts, clique aqui.

Outros aplicativos

Para ouvir no Stitcher, clique aqui.

Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.

Mas... O que é "podcast"?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

O Que a Bahia Quer Saber

O CORREIO produz podcasts desde 2017, quando iniciou o Bate-Pronto Podcast, sobre futebol baiano. Em 2020, lançamos o O Que a Bahia Quer Saber, podcast diário com notícias relevantes para o estado.

Em 2021, o O Que a Bahia Quer Saber volta com formato especial: a cada semana, o leitor (e ouvinte!) terá uma matéria especial, com o padrão do CORREIO de jornalismo, porém explorando toda a riqueza que o áudio pode trazer.