O curioso caso da cidade com apenas um candidato e quase sem oposição

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) O Que A BA Quer Saber
  • O Que A BA Quer Saber

Publicado em 6 de outubro de 2020 às 06:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Dr. Fred foi eleito por 270 votos em 2016; em 2020, nem precisa disputar eleição (Foto: Divulgação) Licínio de Almeida é uma cidade bem pequena do Sudoeste baiano, de apenas 12 mil habitantes, mas que achou um lugar gigantesco nas eleições de 2020. O município tem apenas um candidato a prefeito: Dr. Fred, candidato a reeleição. Ou seja, já está eleito.

Mas a história curiosa só começa por aí. Fred vai governar pelos próximos quatro anos praticamente sem oposição. Dos 33 candidatos a vereador na cidade, apenas três são do partido rival, o Democratas. No atual mandato, apenas dois vereadores são de oposição.

Dois vereadores eleitos em 2016 pelo DEM 'pularam o muro' e foram para a situação. Um deles, inclusive, está na chapa do mandatário como vice-prefeito. Tem mais: o líder histórico de oposição, Osmar Silveira, desistiu de disputar o pleito.

Nesse podcast, contamos mais essa história pitoresca da política do interior baiano. E também trazemos um perfil sobre Dr. Fred, prefeito muito bem avaliado, e que conseguiu fazer de Licínio de Almeida a cidade com os melhores índices de educação de toda a Bahia.

Como ouvir o podcast? Escolha o seu aplicativo favorito:

Para ouvir no Deezer, clique aqui. Para ouvir no Spotify, clique aqui. Para ouvir no Apple Podcasts, clique aqui. Para ouvir no Google Podcasts, clique aqui. 

Para esse podcast, entrevistamos Cosme Silveira, ex-prefeito de Licínio de Almeida e líder da oposição; Robertinho, candidato a vice; Dr. Fred, prefeito da cidade e candidato único à reeleição; e Jackson Ribeiro, um dos únicos vereadores de oposição da cidade.

Você também pode ouvir no player abaixo ou fazendo o download:

QUE PODCAST É ESSE? O que a Bahia Quer Saber é uma produção diária do CORREIO. Nele, trazemos sempre programas temáticos, debatendo algum conteúdo extremamente local - ou seja, um assunto que interessa direamente à vida de quem mora em Salvador e na Bahia.

MAS O QUE É PODCAST? É um programa de áudio igualzinho a um de rádio, mas que você pode ouvir quando, onde e como quiser - pulando, pausando ou adiantando os trechos, se preferir. Basta ter um aplicativo de músicas (como Spotify), um aplicativo para podcasts (do Google ou da Apple) ou simplesmente dar o play na janela acima.

>> Clique aqui para ver episódios anteriores do O Que a Bahia Quer Saber