O direito de registro da população trans e a atuação da Defensoria Pública

minha bahia
20.07.2022, 14:00:00

O direito de registro da população trans e a atuação da Defensoria Pública

Podcast recebe especialista da Defensoria Pública em entrevista

Na Bahia, os registros de identidade de homens trans cresceram mais de 180% nos últimos dois anos.

Esse dado foi obtido a partir de levantamento da reportagem do jornal CORREIO, do repórter Vinícius Nascimento, junto ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). De janeiro a junho de 2022, o número de novos RGs de homens trans subiu de 82 para mais de 200, quando comparado ao mesmo período de 2020.

O direito de ter um novo registro de nome e gênero no documento oficial e na certidão de nascimento é garantido para a população trans desde 2018 no Brasil, mas é um processo que ainda não é adotado em massa pelo público, seja pelo desconhecimento de que é possível registrar oficialmente pelo nome que quer ser identificado, ou pelo desencorajamento imposto por parte da sociedade, através dos seus preconceitos.

Por isso, o episódio 57 do O Que a Bahia Quer Saber traz uma entrevista especial com Lívia Almeida, Coordenadora da Especializada de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado da Bahia.

Você também pode ouvir em outros aplicativos (veja abaixo)

A especialista explica o que pode justificar esse aumento no número de registros por parte da população trans e quais os caminhos para que mais homens e mulheres transexuais possam fazer a mudança em seus registro oficiais.

O episódio tem produção de Vinícius Harfush, com apoio da reportagem de Vinícius Nascimento, veiculada no site correio24horas.com.br.

Toda semana, você tem no podcast O Que a Bahia Quer Saber uma matéria especial em formato de áudio. Um mergulho em algum tema de relevância para o estado. Você poderá acessar os episódios aqui mesmo no site do Correio* no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Anchor, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts.

Você também pode ouvir nos aplicativos de sua preferência:

Spotify:

Para ouvir diretamente no Spotify, clique aqui.


Apple Podcasts:

Para ouvir diretamente no Apple Podcasts, clique aqui.


Castbox:


Deezer:


Para ouvir diretamente no Deezer, clique aqui.


Google Podcasts:


Para ouvir diretamente no Google Podcasts, clique aqui.


Outros aplicativos


Para ouvir no Stitcher, clique aqui.

Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.


Mas... O que é "podcast"?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

O Que a Bahia Quer Saber

O CORREIO produz podcasts desde 2017, quando iniciou o Bate-Pronto Podcast, sobre futebol baiano. Em 2020, lançamos o O Que a Bahia Quer Saber, podcast diário com notícias relevantes para o estado.

Em 2021, o O Que a Bahia Quer Saber volta com formato especial: a cada semana, o leitor (e ouvinte!) terá uma matéria especial, com o padrão do CORREIO de jornalismo, porém explorando toda a riqueza que o áudio pode trazer.

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas