O filme que me formou: A grande aposta e À procura da felicidade

Confira mais duas indicações de longas escolhidos por empresários baianos na terceira reportagem da série especial do CORREIO

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 14 de maio de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Na terceira matéria da série de reportagens sobre filmes que inspiraram empreendedores baianos, as indicação de longas são recomendadas pelos empresários Jeff Beltrão e Cyça López. Acompanhe a seguir: 

A grande aposta (The Big Short, 2015, 2h11min)

Michael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena no sistema imobiliário dos Estados Unidos  que irá quebrar em breve. Apesar de parecer loucura apostar na crise imobiliária americana, ele enxergou ali um negócio que,  mesmo que fosse bem arriscado,  não deixava de ser uma oportunidade. (Foto: Divulgação) Dentre tantas inspirações, teve um filme que marcou o inicio da minha trajetória como empresário: A Grande Aposta. Quando foi lançado no Brasil, em 2015, o país já havia compreendido que vivia uma crise econômica e, junto com isso,  o mercado já começava a fechar as portas. As oportunidades sumiram, as grandes empresas repensando as estratégias e, de um modo geral, todos os brasileiro buscando minimizar os riscos e garantir a estabilidade financeira. Foi nesse contexto que a mensagem do filme se tornou uma motivação a mais para alcançar meus sonhos. Me identifiquei com o personagem Michael Burry, um rapaz teimoso que em sua trajetória decide “remar contra a maré” e correr os riscos que quase nenhum outro norte americano estaria disposto a correr. Michael escolheu olhar para o futuro, transpirando confiança, persistência e criatividade, driblando todas as barreiras para provar na prática que, muitas vezes,  o inusitado pode ser o melhor caminho.  E foi mais ou menos assim que a Sr. Haxi nasceu, em 2015, no mesmo ano do filme. Eu aceitei o desafio de correr novos riscos e abrir mão da estabilidade em busca de um sonho maior: me tornar um empresário. Aos 26 anos,  insisti na ideia de fundar uma tabacaria, quando as principais tabacarias da cidade estavam fechando as portas. Hoje, apesar de ainda não ter ganhado uma fortuna similar à que Michael Burry ganhou e ainda ganha (ele continua empreendendo), me sinto um empresário e profissional realizado, que segue firme acreditando que, para todos os problemas,  vai existir uma alternativa. O segredo é se manter atento, motivado e corajoso. 'O Michael escolheu olhar para o futuro driblando todas as barreiras' (Foto: Divulgação) Jeff Beltrão   é publicitário,  empresário e criador da  tabacaria Sr. Haxi Smoking Shop, fundada em 2015. Além dos tradicionais produtos das tabacarias clássicas, a marca nasceu com o propósito de também fomentar a cultura, realizar eventos e debates, vender artigos de moda e reinventar o conceito já conhecido de tabacaria.  

À procura da felicidade (The Pursuit of Happyness, 2006, 1h58min)  

Pai solteiro e desempregado, Chris Gardner (Will Smith) enfrenta sérios problemas financeiros e precisa ir além para conquistar uma vaga de estágio voluntário em uma corretora de ações. Até que os dias amanheçam melhores, Chris e seu filho de 5 anos passam por diversas situações que colocam à prova toda a sua esperança e entusiasmo em vencer. (Foto: Divulgação) A vida de um empresário no nosso país requer uma luta pela sobrevivência a todos os dias e o filme Em Busca da Felicidade retrata a história real de Chris Gardner (Will Smith). O personagem  enfrenta uma série de dificuldades financeiras, devido a uma manobra comercial pouco estudada, com perspectivas irreais e sem bases sólidas de possíveis compradores. Na vida do empreendedor,  a falta de planejamento e de estratégia pode ser fatal pra sua sobrevivência. Qualquer passo em falso pode colocar a perder tudo que arduamente conseguiu acumular. Chris se mostrou extremamente versátil quando resolveu procurar um emprego e, ao mesmo tempo, precisava vender os equipamentos remanescentes de seu estoque. Afinal de contas, um bom empreendedor tem que se superar trabalhando muito mais  e com muito mais criatividade para driblar as dificuldades. A determinação em busca de um objetivo, sendo capaz de manter o sonho, a vontade, a coragem e a esperança, é o que diferencia um empreendedor de sucesso daqueles que fracassam. Durante a minha jornada, os  14 anos como empresária do segmento de prestação de serviços de técnicas terapêuticas como aulas de pilates e massagem terapêutica me trouxeram o aprendizado de que nunca podemos fazer nada sem planejar, por maior que seja o entusiasmo. Não podemos desistir, pois se ainda não se atingiu o que deseja é por que ainda não é o fim. Temos que ter brilho nos olhos para nos motivar e a todos que estão ao nosso  redor: clientes, funcionários, colaboradores  e família. Acredite no sonho.  'Na vida do empreendedor, a falta de planejamento e estratégia pode ser fatal para sua sobrevivência' (Foto: Divulgação) Cyça López  é diretora do Corpovital – Instituto de Terapia Corporal. Criado há 13 anos, o espaço é voltado para o bem-estar e conta com serviços como fisioterapia, acupuntura, massagem terapêutica, limpeza de pele e drenagem linfática, além de aulas de Pilates.