O mar está pra surfista: fenômeno provoca ondas de até 3m de altura na Bahia

Swell alinhado ocorre poucas vezes no ano em Salvador

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 15 de junho de 2018 às 05:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr./Arquivo CORREIO

Nos próximos dias, o mar estará para peixe e para surfistas em Salvador. Isso porque um swell alinhado chegou à costa baiana. O que parece vocabulário de outro mundo para quem não é praticante do esporte é palavra desejada no dia a dia dos reis da praia.

“Um swell é uma ondulação que vai chegar na costa. Ele tem determinada direção, tamanho e duração. E um swell alinhado é um swell de ondas perfeitas”, explicou o instrutor de surf Armando Daltro.

O motivo de tanta empolgação é que, segundo Daltro, nem sempre o mar está bom para a prática do surf. “Em Salvador, são poucas vezes no ano que temos ondulações como esta. Temos que aproveitar”, disse o instrutor, que é dono de uma escola de surf.

O swell chegou em Salvador no início da tarde e trouxe ondas de tamanho médio de 1,8m, com intervalo de 14 e 15 segundos entre uma onda e outra. Porém, a depender do vento em cada praia e de outras condições, as ondas podem chegar a até 3m de altura. 

Nesse sábado (16), o fenômeno começa a perder força, mas continua com um bom tamanho e período até domingo (17). 

Ventos  Segundo a meteorologista do Inema, Diva Cordeiro, até a próxima terça (19), as ondas da costa leste da Bahia terão altura entre 2m e 2,5m, principalmente nos horários de 4h e 16h.

Ela explica que tal situação se deve à Lua Nova e ao padrão de escoamento dos ventos, que estão atuando no sentido Sudeste/Noroeste (do Oceano para o Continente). Estes ventos tendem a ser mais intensos nesta época do ano e, por isso, influenciam no movimento e intensidade das ondas oceânicas.