O meteoro somos nós, as açucaradas memórias da aurora de minha vida

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 17 de março de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Absoluta certeza, alguma voz suave me disse logo depois de eu nascer: - De amarga basta a vida, menino recém-chegado! Ouvi e captei. Pelo menos na infância, quando a barra já começa a pesar,  mas ainda não parece pesar tanto, procurei arrancar qualquer travo de amargor do meu caminho – embora – por circunstâncias as quais não quero mais falar a respeito – os dez primeiros anos de minha vida tenham sido devastadores. Ao perceber o fel ao redor, e com a frase que me disseram ao nascer marcada na mente, optei pelo doce – como não?

Fossem doces deliciosos, feitos com zelo e talento por minha mãe – ou, bem mais toscos, inventados por mim, atiçados por minha gulosa gula. Fiz bem. Entorpeci minha boca, minha mente e meu coração, e isso amenizou o peso do mundo selvagem ao redor – sempre selvagem, não importa a idade que se tenha. [Esses aditivos gastronômicos açucarados suavizaram sentimentos de tristeza profunda que marcaram com ferro em brasa a minha psique infantil – e ainda me dá gás para atravessar este rubicão cuja foz ainda não atingi – e vou demorar a atingir – sou duro na queda].

Dos dois ‘doces’  de minha lavra, me viciei no primeiro logo ao sair dos cueiros: empapava pão de sal com colheradas de manteiga,  temperadas com muito açúcar. O segundo eu demorei mais para inventar – o que só foi possível com o advento de velha geladeira Gelomatic, cuja maçaneta dava choques, no modesto lar doce lar dos Souza Menezes.

Fabricava picolés à minha maneira: misturava leite de vaca in natura, devidamente fervido pela zelosa matriarca, com muito açúcar e enfiava em fôrmas de metal no congelador. [Enquanto isso, em festas de aniversário enchia os bolsos de ‘beijos’ – (balinhas de coco ‘fetichizadas’ por embalagens em papéis coloridos com franjinhas!)]. 

Não precisava ser tão voraz. Dulcíssimo paraíso me esperava, concebido por minha mãe – artista multimídia, exímia confeiteira, costureira, bordadeira e cozinheira. Seriam tantos e tão eficazes na tarefa de adocicar a minha psique infantil em pane, que até o momento em que escrevo este texto, sinto os cheiros e sabores dessas iguarias – e essas memórias gastronômicas afetivas amenizam a minha angústia de viver vida provisória, sem queixumes e ‘mimimis’. [A propósito, todas as vidas são provisórias, diria o Conselheiro Acácio].

[Set list dos quindins de ‘minhamãeiá’: 1. Cocada branca. 2. Cocada mole. 3. Doce de leite, ou ambrosia. 4. ‘Creme’, era assim que a gente chamava lá em casa; tinha quem preferisse dizer ´manjar  branco. 5. Banana-real. 6. Fatia-de-parida, ou rabanada. 7. Pavê (aquele mesmo que que todo brasileiro perguntava se era ‘pavê ou pacomê’ antes de comer). O de minha mãe era especial. Por quê? Por que era feito por minha mãe, ora bolas!).

Com tanta gula, aos 10 anos pesava 4 arrobas. Fui rotulado de gorducho pela opinião pública nativa – e eu sofria com isso – mas viver é sofrer – e a vida seguiu sempre a galope – e o que passou, passou. A propósito: 1. ‘O inferno são os outros’. 2. O meteoro somos nós!