O poder da energia feminina nos negócios

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 10 de março de 2020 às 11:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Definitivamente, há um desequilíbrio no mundo em relação às energias masculina e feminina. É importante frisar que, tanto a energia masculina quanto a energia feminina estão presentes em todos os seres humanos, independente do gênero ou orientação sexual. Aqui, estamos falando de algo mais sutil e profundo, sem estereótipos ou rótulos. Estas são os dois polos energéticos que regem o mundo. É como a noite e o dia. O ying e o yang. Não existe melhor ou pior. As duas dimensões são fundamentais e se interconectam para gerar equilíbrio dinâmico. O problema não está em uma ou outra, o problema existe quando não há equilíbrio entre as duas.

Historicamente, existem algumas características mais associadas à energia masculina e outras mais associadas à energia feminina. Na dimensão da energia masculina, podemos perceber valores como: competição, busca por poder, estratégia, pragmatismo, foco e lógica. Na dimensão da energia feminina, podemos perceber valores como: sensibilidade, amor, cuidado, empatia, gentileza e acolhimento. Hoje, o mundo dos negócios se encontra em desequilíbrio justamente por ter focado muito mais nos valores masculinos do que femininos. E a transformação evolutiva que está acontecendo no mundo dos negócios é resultado de uma expansão dos valores femininos. Elementos como: consciência, humanização, colaboração e propósito, são frutos dessa expansão, deste movimento.

Portanto, se desejamos uma elevação da consciência social, precisamos honrar este movimento. As duas dimensões já fazem parte de todos nós. A que cresce mais é a que nutrimos mais internamente. Pessoas que são estimuladas a nutrirem a energia masculina em excesso podem acabar produzindo masculinidade tóxica e inflexibilidade. Pessoas que são estimuladas e nutrem a energia feminina em excesso, podem acabar produzindo uma certa fragilidade.

Particularmente, sou muito grato por ter nutrido a energia feminina no meu ser. Tenho plena convicção de que seria impossível reconhecer e manifestar meu propósito de forma tão intensa se não fosse por esta energia que está tão presente na minha vida. Acredito, profundamente, que os negócios mais incríveis e transformadores da atualidade, são aqueles que reconheceram a importância desta energia feminina e permitiram que ela aflorasse intencionalmente. Se líderes e empreendedores(as) não despertarem pra essa necessidade de equilíbrio, a transformação não ira progredir em suas organizações. 

Em sânscrito, SHAKTI é aquela que tem a sabedoria e o poder do sagrado feminino, da essência mais pura da espiritualidade feminina. De acordo com a Forbes, para os antigos yogis, desde os primórdios das tradições da Índia, a energia SHAKTI é associada diretamente à criação, e por isso é associada às Deusas e poderes femininos. Os autores Raj Sisodia e Nilihma Bat, aprofundam este tema de forma brilhante no livro Liderança Shakti.       E na sua realidade, como estão estas duas energias? Qual você acha que está mais presente? Você percebe algum desequilíbrio? O que acredita que pode fazer para nutrir a energia que está em falta? O que acredita que pode fazer para reduzir a energia que está em excesso? 

E pra finalizar, deixo um convite: que tal permitir que este equilíbrio faça parte da sua vida e dos seus negócios? Vamos juntos construir um mundo mais consciente e significativo através desta união incrível entre a energia masculina e a energia feminina. Esta conexão é poderosíssima e, sem dúvidas, é uma ferramenta incrível para elevarmos a humanidade.  

Gosta do nosso conteúdo?

Ser assinante Correio é ter acesso ilimitado a um conteúdo profissional e diversificado, apurado por jornalistas premiados e colunistas exclusivos. Além de fazer parte do Clube Correio, que proporciona aos seus assinantes experiências únicas, prêmios, descontos e muitas outras vantagens Que tal assinar o Correio hoje?