O que a carta de Diego Cerri diz sobre Bellintani

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 12 de dezembro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

“Quando o presidente Guilherme Bellintani assumiu, firmamos um compromisso de tocar um projeto muito grande de cada vez mais profissionalizar o Bahia. Senti que precisava honrar este compromisso até o fim. Em 2020, traçamos como meta galgar voos ainda maiores”. Essa declaração foi parte da justificativa do diretor de futebol Diego Cerri para recusar o convite do Palmeiras. O texto foi publicado pelo Bahia.

Sem querer ou querendo, Cerri é até agora a pessoa que falou de maneira mais clara sobre a situação do presidente tricolor. Ventilado nos bastidores da política como possível candidato à prefeitura de Salvador em 2020, Bellintani jamais negou nem confirmou se voltará à esfera da administração pública, de onde saiu para presidir o clube. Adota o silêncio típico de quem está observando o cenário antes de tomar decisão. Porém, a resposta parece estar na declaração do diretor de futebol, citando nominalmente Bellintani no compromisso firmado e a necessidade de honrá-lo até o fim. 

A política é sempre dinâmica, ainda mais nesse contexto de análises e movimentações prévias em funções das eleições de outubro de 2020, mas a julgar pelo teor da carta publicada pelo próprio Bahia, seria estranho que, daqui a um mês, o presidente abrisse mão do mesmo compromisso alegado por Cerri para ficar.

Ainda que o texto oficial não necessariamente exponha todas as nuances que fizeram o diretor de futebol recusar o Palmeiras, coube ao clube a escolha de divulgar o trecho “em 2020, traçamos como meta galgar voos ainda maiores”. Aparentemente, uma sinalização de que Bellintani está decidido a não ser candidato à prefeitura – seja por análise do cenário da política, do Bahia e/ou de ambos.

A permanência de Cerri e, ao que parece, de Bellintani, é boa para o clube. Com a atual diretoria, o tricolor tem impulsionado o trabalho iniciado na gestão de Marcelo Sant’Ana e registrado um crescimento notável. Há erros, há críticas, há frustrações, os resultados em campo em 2019 deixaram a desejar no geral - apesar das boas campanhas na Copa do Brasil e no primeiro turno do Brasileirão -, mas o saldo é positivo. 

De Bellintani, cabe destacar o aumento de cerca de 70% no orçamento do clube no ano. Considerando que a essência do cargo que ocupa é administrativa-financeira, esse é o principal ponto positivo da gestão, embora, devido à cultura brasileira, a cobrança pelo futebol também recaia fortemente sobre o presidente. O caminho para chegar até isso foi marcado por ações inovadoras no clube, como a bandeira da associação em massa, a marca própria de uniformes e a loja oficial na Fonte Nova, além da presença constante no mercado como vendedor de jogadores.

De Cerri, vale destacar o quanto a expectativa do futebol aumentou. Mais uma vez, com a ressalva de que os resultados de 2019 deixaram a desejar, pois o Bahia regrediu em relação a 2018 por causa das eliminações na primeira fase da Copa do Nordeste e da Copa Sul-Americana. A maior demonstração de crescimento, no entanto, está na certeza de que a vaga na Sul-Americana teve tom de frustração e de que somente disputar a Série A já não é suficiente para os corações tricolores; é precisa mais, seja no Brasileirão, na Copa do Brasil ou na competição continental. 

Herbem Gramacho é editor de Esporte. Escreve às quintas-feiras.