O que demanda mais comprimento de pista, a decolagem ou o pouso?

Por Ricardo Oliveira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Falando de aviões comerciais, a decolagem demanda mais pista. Basicamente porque, nesses aviões, os freios são mais efetivos para reduzir a velocidade do que os motores para acelerar. Porém, se a pista estiver contaminada com muita água ou neve, por exemplo, aí a eficiência do freio fica comprometida, demandando muito mais distância para o pouso.

Aqui na minha cidade, os aviões pousam 90% das vezes em um sentido. Quando eles começam a pousar no outro sentido da pista, já sabemos que vai chover. Qual é a ciência por trás disso?

Os aeroportos   são, normalmente, e se o terreno permitir, construídos no sentido do vento predominante no local. Isso acontece porque o ideal é ter o vento alinhado com a pista no sentido contrário da decolagem ou pouso. Nos dias de tempo bom, o normal é o vento ficar na mesma direção, e os aviões vão pousar de acordo com o vento predominante, sempre no mesmo sentido. O que valida o seu raciocínio é que a maior causa de mudança na direção do vento quando uma frente fria está chegando. Ventos, declínio na pressão atmosférica, aumento da temperatura do ar são os indicadores. Depois, quando a frente fria chega, haverá instabilidade no tempo, com chuvas e trovoadas. O tempo fica bom após a passagem, com temperatura mais baixa, alta pressão atmosférica, chuva leve, nevoeiro, tempo estável.

Qual é a pior pista do Brasil para pousar?

 Eu não diria pior, mas há pistas que exigem um grau maior de atenção dos pilotos por determinados fatores, como pista curta, como, por exemplo, Santos Dumont-RJ e Ilhéus; aeroportos com elevações ao redor, como Santos Dumont-RJ, Joinville e Florianópolis; e também aeroportos que apresentam o chamado ‘black hole (buraco negro)’ que é quando o aeroporto fica no meio do nada e de noite fica mais difícil de avaliar a altitude em relação a ele na aproximação, como Santarém/PA.

Ricardo Oliveira é comandante