Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

O que o Vitória precisa para voltar à zona de classificação da Série C

Analisamos os cenários da quarta rodada do quadrangular

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 6 de setembro de 2022 às 12:03

. Crédito: PIETRO CARPI / ECV

O Vitória vive situação delicada no quadrangular da Série C do Brasileiro, mas ainda depende apenas das próprias forças para garantir o acesso. O Leão pode voltar a figurar na zona de classificação já na próxima rodada do torneio, e para isso precisa mostrar garras afiadas no jogo das 17h de sábado (10), quando reencontrará o ABC, no estádio Frasqueirão, em Natal. 

O adversário potiguar lidera o Grupo C, com sete pontos. O rubro-negro ocupa a terceira posição, com quatro, atrás também do Figueirense, que está em segundo lugar, com seis somados. Ainda sem pontuar, o Paysandu segura a lanterna.

Só os dois primeiros colocados terão vaga na Série B 2023. Paysandu e Figueirense  se enfrentam no domingo (11), às 17h, no estádio da Curuzu, em Belém.

A matemática oferece três caminhos para o Vitória voltar à zona de acesso nesta rodada, dois deles plausíveis. O primeiro está relacionado somente ao jogo contra o ABC: vencer por três ou mais gols de diferença. Se isso acontecer, o Vitória chegará aos mesmos sete pontos da equipe de Natal e a ultrapassará no saldo de gols. Dessa forma, ficará à frente dela na tabela de classificação. 

Se o Vitória vencer o ABC por um ou dois gols de diferença, alcançará os sete pontos, mas perderá no saldo de gols, o que manterá o rubro-negro abaixo do time potiguar na tabela. Nesse caso, para alcançar a segunda colocação, o Leão terá que torcer para que o Figueirense perca do Paysandu.

Em caso de empate nesse confronto, o Vitória teria que vencer o ABC por placar elástico de oito ou mais gols de diferença, pois o Figueirense tem saldo positivo de quatro gols. Na prática, uma hipótese irreal.

Fato é que para retornar à zona de classificação à Série B, o Vitória precisa vencer o ABC fora de casa. Os dois primeiros encontros entre as equipes no torneio aconteceram no Barradão e terminaram empatados. Na primeira fase, Tréllez colocou o Leão na frente duas vezes, mas Fábio Lima e Erick Varão garantiram o 2x2. No jogo de ida do quadrangular, domingo passado, ninguém balançou a rede. 

O Vitória já fez dois jogos como mandante no quadrangular. Além do empate em 0x0 com o ABC, venceu o Paysandu na estreia por 1x0. Agora, só voltará a jogar diante de sua torcida nessa fase mais uma vez, no dia 18 de setembro, um domingo, às 16h, quando receberá o Figueirense, único dos três adversários atuais que já enfrentou longe de Salvador. O rubro-negro foi goleado por 5x1 em Florianópolis.

O Leão fará dois dos três compromissos restantes fora de casa. Além de enfrentar o ABC, terá pela frente o Paysandu, no estádio da Curuzu, em Belém, dia 24 de setembro, às 17h. Oportunidades para provar que o tropeço diante do Figueirense foi algo isolado. Afinal, na fase classificatória, o rubro-negro foi o segundo melhor visitante entre os 20 times participantes. Ficou atrás apenas da Aparecidense, que também luta pelo acesso, só que no Grupo B, contra Mirassol, Botafogo-SP e Volta Redonda.