Onde está o maior lucro, no investimento de curto ou de longo prazo?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 15 de abril de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Quem ganha mais, o investidor de curto prazo ou o de longo prazo?  Bruno Dias

Olá Bruno.  É muito relativo essa questão de ganhar mais no curto ou no longo prazo, mas é importante observar que tradicionalmente investidores de médio e longo prazo, falando em renda variável, tendem a ter melhores resultados, ainda que precisem esperar mais tempo. As operações de curto prazo, vamos citar o Day Trade, podem gerar excelentes ganhos em determinados momentos, mas as perdas também são mais frequentes. Saiu em um artigo recentemente uma estatística mostrando que aproximadamente 95% dos operadores de Day Trade fecharam no prejuízo em um período específico. É fundamental conhecer o perfil do investidor e sua propensão ao risco, para assim poder escolher produtos que possam rentabilizar seu patrimônio.

Que investimentos que estão disponíveis no mercado não cobram taxa de administração ou de carregamento? Luiz Almeida

Olá Luiz. Os principais produtos de investimento, principalmente os que oferecem melhor rentabilidade, cobram taxa de administração, não necessariamente a taxa de carregamento, que é característica de produtos de Previdência Privada. Os Fundos de Investimento e os Multimercados cobram apenas a taxa de administração. Muitas corretoras e até alguns bancos estão oferecendo investimentos em alguns produtos de renda fixa, em especial o Tesouro Direto, sem a cobrança da taxa de administração, o que pode ser um bom atrativo para quem quer se manter nessa linha de produtos, contudo, recomendo observar quais ativos oferecem melhor ganho real, já descontada as taxa e os impostos, aí sim poderá fazer uma escolha qualitativa dentro de suas condições e atendendo ao seu perfil de investidor.

Recebi o dinheiro de uma indenização trabalhista. Como era um dinheiro que eu não contava, não sei se devo quitar algumas dívidas ou investir. O que você recomenda  Anônimo

 Olá Anônimo. Considerando que esse dinheiro extra foi oriundo de uma indenização trabalhista, é importante avaliar qual a sua situação atual. Se você estiver ainda em busca de uma recolocação no mercado não é recomendado que use esse dinheiro para pagamento de dívidas ou outros custos que não sejam essenciais para a manutenção e sustento da família. Mas se já estiver recolocado e com uma renda estável, é recomendado sim utilizar esse recurso, ou parte dele, para quitar dívidas, pois elas geram juros que corroem sua capacidade de consumo. E mesmo que invista o dinheiro, dificilmente conseguirá um ganho superior ao custo financeiro da sua dívida. Depois que obtiver uma boa negociação e resolver as pendências, pesquise bons produtos financeiros e invista o restante para consumo futuro.

O momento atual é melhor para adquirir um carro novo ou seminovo, Edísio? Clara Oliveira

 Olá Clara.  É preciso entender que um veículo não vai gastar apenas o combustível e a parcela do financiamento. As despesas com seguro, manutenção, impostos e outros gastos devem fazer parte do planejamento. Feito isso, a decisão em relação ao novo ou usado deve ser tomada com base nas melhores condições financeiras para a família. O veículo usado pode ser encontrado a um valor menor que um novo. Em contrapartida, ao comprar um veículo novo as taxas de juros são menores e o custo com manutenção, pelo menos nos primeiros anos, são menores também. É possível até encontrar veículos novos com o parcelamento sem juros, mas é importante analisar as condições com cuidado. Então agora é colocar na ponta do lápis e verificar se há espaço no orçamento doméstico para a compra do veículo, havendo, escolha a opção que for mais confortável do ponto de vista financeiro e boa compra.