Operação Faroeste: STJ mantém prisão de desembargadora Ilona Reis

bahia
24.06.2021, 15:12:14
Atualizado: 24.06.2021, 15:14:39
(Foto: Reprodução)

Operação Faroeste: STJ mantém prisão de desembargadora Ilona Reis

Pedido foi feito pela Procuradoria Geral da República

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A desembargadora Ilona Márcia Reis, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), seguirá presa após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) atender o pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). Ilona é um dos alvos da Operação Faroeste, que apura venda de decisões judiciais na Bahia.

De acordo com as investigações do MPF, a desembargadora recebeu R$ 300 mil de propina para dar decisões favoráveis aos grileiros.

Ao pedir a prisão da investigada, a PGR classificou como "fundamental" a participação de Ilona no esquema criminoso. O órgão também alegou que colaboradores da investigação contra a desembargadora estão sendo ameaçados de morte.

A PGR também apontou o assassinato do agricultor Paulo Grendene, que denunciou o esquema de grilagem na Operação Faroeste, como um dos agravantes para a manutenção da prisão, já que de acordo com a ação, a desembargadora poderia "apagar os rastros de seus crimes e intimidar testemunhas" e "a prisão preventiva dela [Ilona] é o único remédio cabível".

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
  • Assinaturas: 71 3480-9140
  • Anuncie: 71 3203-1812
  • Ache Aqui Classificados: 71 3480-9130
  • Redação: 71 3203-1048