Operação Fraternos vai devassar empresa de trios elétricos da prefeita de Porto Seguro 

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

Publicado em 10 de novembro de 2017 às 09:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Investigadores da Operação Fraternos começaram a vasculhar os negócios da Trios Axé & Cia, bastante conhecida no mercado de aluguel de trios elétricos para o Carnaval. Cadastrada na Receita com a razão social Axé Eventos LTDA, a empresa pertence à prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD), mulher do prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), suspeitos de liderar um esquema de corrupção que desviou R$ 200 milhões dos cofres públicos. Antes de se reeleger em 2016, Cláudia transferiu 40% de suas ações para a filha, Larissa Oliveira. A Trios Axé & Cia está na lista de empresas investigadas pela Polícia Federal e Controladoria-Geral da União, por participação nas fraudes em contratos com as prefeituras de Porto, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália, comandada por Agnelo Santos (PSD), irmão de Cláudia. 

Lupa no circuito  Agora, especialistas em crimes financeiros escalados pela Fraternos vão seguir o fluxo de dinheiro operado pela rede de empresas ligadas ao esquema. Entre os alvos, estão os repasses para festas e eventos nas três cidades, um dos principais dutos usados para desviar verbas.

Fogo na gaiola A briga que rachou a cúpula do PSDB em Brasília deflagrou o clima de guerra campal entre dois cardeais do partido na Bahia: o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, e o deputado federal Jutahy Júnior. Às vésperas da convenção que vai eleger o presidente estadual da legenda, marcada  para o próximo sábado, a hipótese de uma intervenção da Executiva Nacional no diretório baiano circulou com intensidade nos corredores do Congresso e entre líderes tucanos no estado. A fumaça tem origem na manobra que destituiu o senador Tasso Jereissati (CE) do comando do PSDB, conduzida pelo também senador Aécio Neves (MG). 

Cabo de guerra Ligado a Aécio Neves e defensor da aliança com o presidente Michel Temer (PMDB), Antonio Imbassahy tem interesse no controle do PSDB da Bahia, hoje concentrado em Jutahy Júnior e no deputado federal João Gualberto, que tenta se reeleger presidente estadual  do partido. Ambos orbitam alas rivais a Aécio, votaram a favor da denúncia contra Temer e agregam o maior número de delegados no diretório regional. No meio da briga, está a vaga na chapa majoritária do DEM ano que vem.

Nervos de aço Executivo com larga experiência no setor de mineração, o geólogo mineiro Eduardo Ledsham tomou posse como novo CEO da Bamin diante de um desafio e tanto: tirar do papel o projeto da mina Pedra de Ferro, localizada em Caetité. A dificuldade para Ledsham está no Congresso,  que caminha para elevar a carga tributária sobre a produção mineral, o que pode inviabilizar os planos.

Efeito colateral O eventual desembarque do deputado estadual Marcelo Nilo  (PSL) no PSB acendeu o alerta no gabinete de Bebeto Galvão, único baiano da sigla na Câmara dos Deputados. Caso a senadora Lídice da Mata fique fora da chapa majoritária do PT em 2018 e Nilo entre no PSB,  Bebeto terá que concorrer com dois nomes fortes no mesmo páreo. "Não basta o governador Rui Costa dizer que irá investigar.  A população quer é ação contra isso", Paulo Azi, deputado federal do DEM, sobre o que chama de ‘descaso’ com as invasões em Correntina Pílula Boca livre - Na leva de nomeações de aliados políticos para cargos em Brasília, o ex-vereador de Euclides da Cunha Jurandy Brito de Santana (PSD) ganhou vaga de secretário parlamentar no gabinete do deputado federal José Nunes (PSD), de quem é cabo eleitoral na cidade.