Operação Fraternos vai devassar empresa de trios elétricos da prefeita de Porto Seguro 

satélite
10.11.2017, 09:30:00

Operação Fraternos vai devassar empresa de trios elétricos da prefeita de Porto Seguro 

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Investigadores da Operação Fraternos começaram a vasculhar os negócios da Trios Axé & Cia, bastante conhecida no mercado de aluguel de trios elétricos para o Carnaval. Cadastrada na Receita com a razão social Axé Eventos LTDA, a empresa pertence à prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD), mulher do prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), suspeitos de liderar um esquema de corrupção que desviou R$ 200 milhões dos cofres públicos. Antes de se reeleger em 2016, Cláudia transferiu 40% de suas ações para a filha, Larissa Oliveira. A Trios Axé & Cia está na lista de empresas investigadas pela Polícia Federal e Controladoria-Geral da União, por participação nas fraudes em contratos com as prefeituras de Porto, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália, comandada por Agnelo Santos (PSD), irmão de Cláudia. 

Lupa no circuito
 Agora, especialistas em crimes financeiros escalados pela Fraternos vão seguir o fluxo de dinheiro operado pela rede de empresas ligadas ao esquema. Entre os alvos, estão os repasses para festas e eventos nas três cidades, um dos principais dutos usados para desviar verbas.

Fogo na gaiola
A briga que rachou a cúpula do PSDB em Brasília deflagrou o clima de guerra campal entre dois cardeais do partido na Bahia: o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, e o deputado federal Jutahy Júnior. Às vésperas da convenção que vai eleger o presidente estadual da legenda, marcada  para o próximo sábado, a hipótese de uma intervenção da Executiva Nacional no diretório baiano circulou com intensidade nos corredores do Congresso e entre líderes tucanos no estado. A fumaça tem origem na manobra que destituiu o senador Tasso Jereissati (CE) do comando do PSDB, conduzida pelo também senador Aécio Neves (MG). 

Cabo de guerra
Ligado a Aécio Neves e defensor da aliança com o presidente Michel Temer (PMDB), Antonio Imbassahy tem interesse no controle do PSDB da Bahia, hoje concentrado em Jutahy Júnior e no deputado federal João Gualberto, que tenta se reeleger presidente estadual  do partido. Ambos orbitam alas rivais a Aécio, votaram a favor da denúncia contra Temer e agregam o maior número de delegados no diretório regional. No meio da briga, está a vaga na chapa majoritária do DEM ano que vem.

Nervos de aço
Executivo com larga experiência no setor de mineração, o geólogo mineiro Eduardo Ledsham tomou posse como novo CEO da Bamin diante de um desafio e tanto: tirar do papel o projeto da mina Pedra de Ferro, localizada em Caetité. A dificuldade para Ledsham está no Congresso,  que caminha para elevar a carga tributária sobre a produção mineral, o que pode inviabilizar os planos.

Efeito colateral
O eventual desembarque do deputado estadual Marcelo Nilo  (PSL) no PSB acendeu o alerta no gabinete de Bebeto Galvão, único baiano da sigla na Câmara dos Deputados. Caso a senadora Lídice da Mata fique fora da chapa majoritária do PT em 2018 e Nilo entre no PSB,  Bebeto terá que concorrer com dois nomes fortes no mesmo páreo. 

"Não basta o governador Rui Costa dizer que irá investigar.  A população quer é ação contra isso", Paulo Azi, deputado federal do DEM, sobre o que chama de ‘descaso’ com as invasões em Correntina 

Pílula
Boca livre -
Na leva de nomeações de aliados políticos para cargos em Brasília, o ex-vereador de Euclides da Cunha Jurandy Brito de Santana (PSD) ganhou vaga de secretário parlamentar no gabinete do deputado federal José Nunes (PSD), de quem é cabo eleitoral na cidade.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspeitos-de-assaltos-no-horto-florestal-morrem-em-troca-de-tiros-com-a-pm-veja-video/
Um deles tinha sido preso no ano passado após invadir casa, na Santa Cruz e manter família refém por cerca de três horas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/del-feliz-traz-o-clima-junino-para-os-leitores-do-correio/
Forrozeiro é o convidado da segunda live do jornal, neste sábado (6)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-audio-neymar-xinga-padrasto-e-parca-sugere-enfiar-o-cabo-de-vassoura/
Papo revela comentários homofóbicos de jogador e preocupação com namoro da mãe, que teria sofrido tentativa de agressão de Tiago Ramos; Nadine nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/patroa-ajudou-crianca-que-caiu-de-predio-a-entrar-no-elevador/
Miguel, de 5 anos, morreu; petição que pede justiça tem mais de 77 mil assinaturas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-aos-85-anos-atriz-maria-alice-vergueiro-do-meme-tapa-na-pantera/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manifestantes-ateiam-fogo-em-onibus-na-paralela-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rodamos-na-nova-versao-da-ranger-a-storm/
Em vídeo, jornalista automotivo analisa a cabine dupla diesel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idoso-de-81-anos-e-o-100o-paciente-com-covid-19-a-ter-alta-no-hospital-portugues/
Unidade comemorou liberação do homem, que deu entrada há seis dias com 50% do pulmão comprometido
Ler Mais