Operação investiga fraude na compra de máscara e teste rápido em Juazeiro

Produtos foram superfaturados, gerando um prejuízo de mais de R$ 1 milhão para o município

Publicado em 13 de julho de 2021 às 07:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União, cumpre nesta terça-feira (13), oito mandados de busca e apreensão contra  servidores públicos da antiga gestão da Secretaria de Saúde de Juazeiro. A ação faz parte da Operação Carga Viral, que investiga fraudes em procedimentos de dispensa de licitação realizados pelo município para a aquisição de insumos destinados ao enfrentamento da pandemia de covid-19.

A investigação constatou que, em conluio com empresários, os servidores da antiga gestão da Secretaria de Saúde fraudaram contratos e elevaram arbitrária e significativamente os preços de máscaras de proteção facial e kits de teste rápido para covid-19. A PF estima um prejuízo de mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos.

A operação conta com a participação de 32 policiais federais e nove auditores da CGU. Todos os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Juízo Federal da Subeção Judiciária de Juazeiro/BA, sendo um em Petrolina/PE, seis em Juazeiro/BA e um em Lauro de Freitas/BA.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados responderão pelos crimes de fraude à licitação e superfaturamento.

Em nota, a prefeitura de Juazeiro destaca que a investigação não se refere à atual gestão. "Durante toda a operação, que passou pela Rede de Assistência Farmacêutica, a Procuradoria do município acompanhou a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União, primando pela transparência e compromisso na aplicação do recurso público", diz o texto. "A Prefeitura de Juazeiro é a principal interessada na rápida e justa elucidação dos fatos e está à disposição das autoridades para prestar qualquer esclarecimento".