Oposição na OAB da Bahia vê chance maior de vencer eleição após racha na base adversária

Por Jairo Costa Júnior

  • Foto do(a) author(a) Jairo Costa Jr.
  • Jairo Costa Jr.

Publicado em 24 de agosto de 2021 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Líderes da oposição ao atual comando da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB) acham que as chances de derrotar o presidente da entidade, Fabrício Castro, na eleição deste ano cresceram substancialmente após o racha na base adversária. Além da vice-presidente, Ana Patrícia Dantas Leão, que rompeu com o antigo aliado e decidiu entrar na disputa, Castro vem perdendo apoios importantes. Caso do jurista Fernando Santana, ex-conselheiro federal da OAB por duas vezes, e do advogado Marcos Carvalhal, ex-presidente da ordem em Feira de Santana e conhecido por controlar pelo menos dez das 36 subseções no interior.

Comunhão de bens Até o momento, a advogada Analice Cintra é a única candidata puro-sangue da oposição à presidência da OAB da Bahia, já que Ana Patrícia representa o grupo de dissidentes da atual direção. Para garantir a vitória contra Fabrício Castro, entretanto, o bloco oposicionista sabe que precisará se unir a correntes contrárias.

Bate-volta   Defenestrado da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) no processo de limpeza do PDT no primeiro e segundo escalões do Palácio de Ondina, o engenheiro agronônomo Lucas Costa está a um passo de ser nomeado pelo governador Rui Costa (PT) para o cargo de assessor especial. Embora tenha exonerado o pedetista, Rui convidou o ex-secretário para retornar ao governo. Indagado sobre o futuro do correligionário, o deputado federal Félix Mendonça Júnior, presidente do PDT na Bahia, desconversou. Disse que estava pensando justamente em sugerir a nomeação do ex-chefe da Seagri ao governador. "Dizem que Rui tirou o PDT do governo. Pelo visto, não. Como nossas lideranças são competentes, sempre têm espaço com ele", ironizou.

Tática de sedução Empenhados em convencer o presidente Jair Bolsonaro a realizar a solenidade de assinatura do contrato de concessão da Fiol em Brumado, e não em Brasília, como ele queria, políticos baianos da base usaram um argumento difícil de resistir. Fora o ganho por destravar uma obra que se arrastou por uma década nas mãos do PT, citaram a investida de rivais para capitalizar a ferrovia. Com isso, fizeram Bolsonaro mudar de ideia e decidir participar do evento no próximo dia 2.  

Arquivo morto  O Tribunal de Contas da União (TCU) considerou improcedente a denúncia de supostas irregularidades nos atos do Conselho de Administração da Petrobrás que levaram, em 24 de março, à aprovação do contrato de venda da Refinaria Landulpho Alves e de todos os seus ativos logísticos espalhados pela Bahia. Ao mesmo tempo, o TCU retirou o sigilo sobre o processo, mas determinou que a identidade dos dois autores da denúncia permaneça em segredo.

Efeito adverso Investigadores da Faroeste temem que a pressão sobre o procurador-geral da República, Augusto Aras, paralise a operação. Alvo de forte cerco de subprocuradores e parlamentares do Senado, Aras terá pouco tempo para pensar no caso. Enquanto 20 estados comemoram queda no número de assassinatos, a Bahia registra aumento pelo quarto ano consecutivo e lidera o ranking de mortes violentas no país ACM Neto, ex-prefeito e presidente do DEM