Ordens bancárias serão pagas no mesmo dia

economia
01.01.2019, 22:01:00

Ordens bancárias serão pagas no mesmo dia

O pagamento das OBs é a última etapa da execução na contabilidade pública

A partir de agora, as ordens bancárias (OBs) para pagamento de compromissos do governo federal e para a liberação de recursos para fins de adiantamento serão pagas na data da emissão.  A medida, que entrou em vigor nesta terça-feira (1), foi anunciada pelo secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, em dezembro. O secretário foi convidado pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, a permanecer no cargo. A iniciativa atende recomendação do Tribunal de Contas da União e extingue intervalo de tempo, que chegava até sete dias, entre emissão e pagamento das OBs. 

Segundo nota do Ministério da Fazenda, a medida “aumenta a transparência e o alinhamento entre os conceitos de apuração do Resultado do Tesouro Nacional e dos relatórios contábeis e facilitará o exercício de projeção de resultados por todos os que tiverem acesso ao Siafi [Sistema Integrado de Administração Financeira]”. O pagamento das OBs é a última etapa da execução na contabilidade pública.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas