Orgânicos são alternativa para quem quer deixar de ingerir agrotóxicos

Impressos nas embalagens dos produtos, os selos orgânicos auxiliam os consumidores na hora de realizarem a compra. Aplicativo indica localização de feiras de alimentos livres de pesticidas nas maiores cidades do Brasil

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2017 às 05:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: foto: Marina Silva / Arquivo correio

Para driblar os alimentos que contém agrotóxicos, uma alternativa para os consumidores são os produtos orgânicos, aqueles produzidos em um modelo no qual o cultivo dispensa o uso de químicas e, por essa razão, são considerados mais saudáveis para o meio ambiente e para a alimentação do homem. 

Com o objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável em todo o Brasil, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) criou o Mapa de Feiras Orgânicas, disponível em site e aplicativo.  Por meio dessas ferramentas, por exemplo, é possível identificar os locais de Salvador onde é possível encontrar esse tipo de alimento (http://feirasorganicas.idec.org.br/city/salvador/).

Impressos nas embalagens dos produtos, os selos orgânicos auxiliam os consumidores na hora de realizarem a compra. Para que possam comercializar seus produtos no Brasil como orgânicos, os produtores devem obter certificação por um Organismo da Avaliação da Conformidade Orgânica (OAC) credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O selo orgânico no Brasil tem como base o Códex Alimentarius, sistema também seguido por países como Estados Unidos, União Europeia e Japão. Essa padronização auxilia na exportação dos produtos. Entre as certificações mais comuns, destacam-se: Ecocert, Abio, Demeter, Ecosocial, IBD, entre outras.

Em Salvador, produtos orgânicos podem ser encontrados em prateleiras específicas nos principais supermercados da cidade. E também em feiras de produtores que acontecem em bairros como Pituba, Itaigara e Barra.