'Os filmes pornôs não são aula de sexo', diz sexólogo Mahmoud Baydoun

Reveja live Saúde & Bem-Estar desta terça-feira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2020 às 20:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A saúde sexual está diretamente associada ao prazer. Esse foi um dos principais conceitos abordados pelo psicólogo e sexólogo Mahmoud Baydoun nesta terça-feira (07) durante a live Saúde & Bem-Estar no Instagram do CORREIO. "A saúde sexual ultrapassa a mera presença ou não de infecções sexualmente transmissíveis. A principal dimensão da sexualidade é o prazer. A principal função do sexo é o prazer e não a reprodução", explicou Baydoun. 

Mahmoud ressaltou ainda a importância do desenvolvimento da educação sexual adequada e também do consumo de contúdos pornô como entretenimento e não como mecanismo de aprendizado das práticas sexuais. 'Os filmes pornôs são entretenimento e não aula de sexo (...) A liberade sexual de uma pessoa termina quando a do outro começa. Ela engloba conceitos de consentimento e que as pessoas envolvidas sejam aptas psicológica e fisicamente a derem esse consentimento", ressaltou. 

Baydoun é Mestre em psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) com ênfase em saúde e processos psicossociais (2017). Ele também é especialista em Terapia Sexual pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (2017) e especialista em Sexologia pelo Programa de Estudos em Sexualidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2016).

O psicólogo também é especialista em Clínica Psicanalítica pela Faculdade do Santo André (2016), tem licenciatura e Bacharelado em psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2014) e é membro do Centro de Estudos e Pesquisas da Subjetividade na Amazônia (CEPSAM) e da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH).

O Saúde & Bem-Estar é apresentado pelo jornalista Jorge Gauthier, especializado em Jornalismo Científico & Tecnológico com ênfase em Saúde (UFBA) e integrante do CORREIO. 

Reveja a live: