Ouça o novo disco do BaianaSystem divulgado nesta sexta-feira

O Futuro Não Demora está disponível em todas as plataformas digitais

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2019 às 23:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Cartaxo/Divulgação

O aguardado terceiro disco do grupo BaianaSystem foi divulgado nesta sexta-feira (15), em todas as plataformas digitais. O Futuro Não Demora, lançado pelo selo Máquina de Louco e produzido por Daniel Ganjaman, conta com participação do cantor franco-espanhol Manu Chao, do rapper BNegão, do cantor paulista Curumin, da dupla Antônio Carlos e Jocafi, do maestro Ubiratan Marques, regente da Orquestra Afrosinfônica, e do cantor e músico Mestre Lourimbau.

Sucessor do premiado Duas Cidades (2016), o novo álbum se afasta da atmosfera urbana de Salvador e mergulha na calmaria da Ilha de Itaparica, onde foi idealizado na casa de um dos integrantes. Dividido em Lado Água e Lado Fogo, O Futuro Não Demora inclui uma música que marca o meio da narrativa, Melô do Centro da Terra, composta originalmente para trilha sonora do filme “Trampolim do Forte”, rodado em Salvador há exatos 10 anos. O ano de 2009 ficou marcado, ainda, pelo surgimento do BaianaSystem, criado no dia 2 de fevereiro.

“Em Duas Cidades, a gente mostrou a dualidade de Salvador. Agora, quando a gente vai para a ilha, a gente começa a entender um terceiro ponto: de contemplação. Vendo Salvador de fora, a gente vê o valor do mar, das mensagens ancestrais, da oralidade”, explica o cantor Russo Passapusso, 36 anos, em entrevista ao CORREIO. “A gente começou a ver a importância da Ilha de Itaparica para a história do Brasil”, completa o guitarrista Roberto Barreto, 47, sobre o disco feito a partir de pesquisa que durou um ano.

CONHEÇA DETALHES DO DISCO O FUTURO NÃO DEMORA

Ouça: