Paciente que voltou da Índia com covid passou por 3 cidades antes do isolamento

Ele recebeu autorização para viajar antes de receber resultado de teste PCR

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2021 às 10:09

- Atualizado há um ano

Um homem que retornou da Índia e desembarcou no Brasil no último fim de semana testou positivo para a covid-19. Antes do resultado positivo sair, ele circulou por três cidades. 

Segundo informações do jornal O Globo, após desembarcar em São Paulo de um voo com origem na Índia, onde circula uma variante mais perigosa da covid-19, um morador de Campos dos Goyatacazes pôde viajar até o Rio, onde chegou à noite e se hospedou num hotel, ao lado do Aeroporto Santos Dumont. Depois ele foi de carro para a cidade do Norte Fluminense e, depois, retornou para a capital na segunda-feira, onde voltou a se hospedar, em isolamento. 

Depois de fazer um exame RT-PCR no laboratório da Anvisa, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o viajante foi autorizado a embarcar em outro voo até o Rio, antes de o resultado da análise sair. Segundo a secretaria estadual da Saúde do Rio, todos os passageiros do voo, que residem no Rio, já teriam sido identificados e orientados a fazer isolamento por 14 dias. Eles são acompanhados por equipes das vigilâncias sanitárias de seus respectivos municípios. 

No momento em que o estado foi avisado, o passageiro, já estava a 278 quilômetros da capital. A Secretaria municipal de Saúde não informou quando foi notificada oficialmente sobre a possível infecção de um morador do Rio pela cepa indiana. Ao chegar em Campos, o passageiro relatou os sintomas que tinha dor de cabeça e rouquidão a equipes médicas locais. Ele voltou ao Rio para ficar num hotel providenciado pela empresa para a qual trabalha.