Pandemia do coronavírus já deixou mais de 40 mil mortos no mundo

Número de pessoas contaminadas no planeta é de 823 mil

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de março de 2020 às 16:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock/Reprodução

A pandemia do novo coronavírus já deixou mais de 40 mil mortos em todo o mundo. De acordo com o balanço divulgado pela universidade Johns Hopkins na tarde desta terça-feira (31), são 823 mil casos de contaminação da covid-19, com 174 mil pessoas recuperadas desde que a doença começou.

Os Estados Unidos já somam mais mortes pelo vírus que o registrado nos ataques terroristas do 11 de setembro: são 3.415 vítimas fatais na pandemia, enquanto os eventos do atentado de 2001 deixaram 2.996 pessoas mortas (incluindo os sequestradores). O estado de Nova York é o mais afetado, com quase a metade do total de mortes pelo novo vírus nos EUA: 1.550 vítimas. 

A Bélgica anunciou a morte da paciente mais jovem por causa do novo coronavírus na Europa: trata-se de uma menina de 12 anos, que não teve o nome revelado. A pessoa mais nova no mundo a morrer por complicações da Covid-19 foi nos Estados Unidos, com um bebê de menos de um ano de idade que faleceu no sábado (28).

O Brasil tem 201 mortes em decorrência da pandemia do novo coronavírus, segundo o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde desta terça-feira (31). Ao todo, foram registrados 5.717 casos de covid-19 no país, com uma taxa de letalidade de 3,5%.

Na Bahia, são 217 casos registrados do novo coronavírus, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) na tarde desta terça-feira (31). Destes, Salvador concentra 132 casos confirmados, cerca de 60% de todo o estado.

Prefeito da capital baiana, ACM Neto anunciou a prorrogação, por mais 15 dias, do decreto municipal que suspende atividades em escolas públicas, privadas e universidades, além de parques públicos e privados, espaços culturais, autoescolas e academias. O decreto anterior tinha validade até a quarta-feira (1). 

A cidade de Ilhéus, no Sul do estado, registrou nesta terça-feira (31) mais dois casos de Covid-19 - chegando a quatro pessoas infectadas. Feira de Santana também tem mais uma pessoa contaminada.