Para desgastar governo, oposição planeja travar votação de três contas de Rui

satélite
19.11.2019, 05:15:00
Atualizado: 19.11.2019, 08:50:51

Para desgastar governo, oposição planeja travar votação de três contas de Rui

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa se articula para adiar a votação das contas do governador Rui Costa (PT) de 2016, 2017 e 2018 e impedir os planos da base aliada de submetê-las ao plenário da Casa ainda hoje. De acordo com parlamentares do bloco, a estratégia é dar o máximo de visibilidade aos problemas e indícios de irregularidades detectados por auditores e analistas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na tentativa de causar desgastes ao governo. O foco dos oposicionistas é, sobretudo, o exercício passado, que teve a reprovação recomendada pela área técnica do órgão. No entanto, a maioria dos conselheiros do TCE decidiu pela aprovação com três ressalvas, 33 recomendações e um alerta.

Pedra no caminho
Segundo apurou a Satélite, um dos deputados da bancada pedirá vistas na Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle para barrar a manobra traçada pela base governista: votar rapidamente as três contas no colegiado de manhã e, à tarde, no plenário.

Campo minado
A ofensiva da oposição foi alinhada nos últimos dias pelos deputados estaduais Alan Sanches (DEM) e Tiago Correia (PSDB), um dos dois titulares da bancada na Comissão de Finanças, junto a Luciano Simões Filho (DEM). Tanto Correia quanto Sanches planejam usar as regras regimentais até o limite para estender os ataques à  gestão fiscal do governo, a partir da análise técnica do TCE sobre as três contas de Rui Costa ainda não votadas pela Assembleia. Aos aliados, ambos garantiram que há munição de sobra para causar estragos à imagem do petista, construída basicamente em torno do perfil de administrador público responsável com as finanças.

Paciência no fim
Na entrevista em que sinalizou a possibilidade de disputar a prefeitura de Salvador, concedida ontem à Rádio Metrópole, a deputada federal Lídice da Mata (PSB) mandou um recado indireto à articulação política do Palácio de Ondina. Em síntese, cansou de esperar definições sobre o papel do partido na montagem do xadrez da sucessão na capital. Sem candidato majoritário do PSB para puxar votos aos concorrentes a vereador pela sigla, Lídice deixou claro que ela mesma pode liderar a chapa, embolando de vez o jogo dos parceiros.

Novo aperto
O Ministério Público do Estado (MP) instaurou inquérito civil para investigar a legalidade de um mutirão de castrações animais promovido no início do ano passado pelo deputado estadual Marcell Moraes (PSDB) em Euclides da Cunha.  Em 29 de outubro, o parlamentar foi absolvido pelo TRE da acusação de abuso de poder econômico por  ações semelhantes no período pré-eleitoral de 2018 e se livrou de ser cassado.

Três na pista
O Tribunal de Justiça da Bahia decide amanhã quem comandará a Corte no próximo biênio. No páreo, estão os desembargadores José Olegário Monção Caldas, apoiado pelo atual presidente, Gesivaldo Britto; Maria da Graça Osório Pimentel Leal, aliada ao grupo rival ao de Britto; e Lourival Trindade, nome da ala independente.

É gasto de dinheiro público em viagens turísticas para a Europa. Qual investidor vai apostar num estado que não oferece infraestrutura adequada para receber grandes projetos?   
Paulo Azi, deputado federal pelo DEM, ao criticar a visita de Rui Costa a Paris, Roma e Berlim com mais seis governadores do Nordeste


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/girassol-whindersson-nunes-e-priscilla-alcantara-lancam-musica/
A música já está disponível em plataformas digitais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/carolina-ferraz-diz-que-nao-vai-mais-atuar-em-novelas/
Ela diz que vai continuar atuando em filmes e minisséries
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ufrb-aluno-diz-que-recusou-prova-de-professora-negra-por-questao-de-energia/
Vídeo mostra Danilo com mala e sacola conversando com delegado e professor na Rodoviária de Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/meu-deus-do-ceu-mataram-morador-gravou-morte-de-suspeito-de-assalto/
Comparsa foi agredido; população evitou roubo de carro na Ribeira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vencedor-do-festival-de-berlim-synonymes-estreia-em-salvador/
Longa-metragem narra história de um soldado israelense que foge para Paris
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspense-em-familia-a-moda-de-agatha-christie/
Com três indicações ao Globo de Ouro, Entre Facas e Segredos revive o velho e bom clima de “quem matou?”
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/estudante-acusado-de-racismo-tentou-usar-cota-para-entrar-na-ufrb/
Ele teve o pedido negado, mas tentou recurso para conseguir vaga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/estudante-e-hostilizado-em-residencia-vamos-ver-com-quantos-paus-se-mata-um-racista/
Caso ocorreu na residência universitária onde morava o estudante que se recusou a receber prova de professora negra
Ler Mais