Paraty também se destaca pela gastronomia

especiais patrocinados
14.04.2018, 06:05:00
(Shutterstock )
Estúdio Correio -

Paraty também se destaca pela gastronomia

Pratos típicos da culinária caiçara deixam visita à cidade do litoral do fluminense ainda mais completa

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Conhecida pelas belezas naturais, Paraty, no Rio de Janeiro, tornou-se recentemente uma Cidade Criativa da Unesco por um outro atrativo: a gastronomia. A localidade é a primeira do estado do Rio de Janeiro e do interior do Brasil a conquistar o título.
 
A rede de cidades criativas foi criada pela Unesco em 2004 e possui 180 localidades em 72 países, em segmentos como artesanato, cinema, literatura, música e arte popular. Além de Paraty, outras duas cidades brasileiras entraram na lista: Brasília, na categoria design, e João Pessoa, em artes e cultura.

Prato do restaurante Paraty 33 (Foto: reprodução)

Entre os pratos mais famosos da cidade, conhecida por sua culinária caiçara, estão o camarão casadinho - que traz dois camarões grandes fritos e recheados com farofa - e o manuê de bacia, um bolo feito com melado de cana.
 
Belezas naturais

Ir à Paraty é mais que, entre uma refeição e outra, passear por seu belo centro histórico. A dica é montar uma programação como visitas às praias que ficam longe do movimento da cidade. São belezas naturais que encantam aqueles que se permitem sair do tradicional e andar um pouco pelos arredores da cidade.

A Praia do Sono é um refúgio para os turistas hospedados nas pousadas em Paraty. Imersa em meio a Mata Atlântica, para chegar até ela é preciso caminhar por 3km ou pegar um barco no Condomínio Laranjeiras. Suas águas limpas e calmas são ideais para quem está viajando com crianças.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas