Paróquia São Pedro tem programação especial para celebrar padroeiro

salvador
25.06.2019, 16:14:00
Atualizado: 25.06.2019, 16:16:55

Paróquia São Pedro tem programação especial para celebrar padroeiro

No dia 29, acontece missa campal presidida por Dom Murilo Krieger

Em celebração ao Dia de São Pedro, a paróquia com o nome do santo terá uma programação especial dos dias 26 a 29 de junho. No dia 29, serão celebradas cinco missas na Igreja Matriz e missa solene campal em frente ao templo, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. A programação incluirá uma procissão que percorrerá as ruas Direita da Piedade, Politeama de Baixo e Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro, retornando à Igreja de São Pedro. Nos dias 26, 27 e 28 acontece o tríduo preparatório. 

“A Igreja Católica é a única instituição que se declara de origem divina. Tudo tem início quando, ao escolher Pedro, Jesus declara: ‘Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja’ (Mt 16,18). Pedro é, por excelência, o missionário, aquele a quem Jesus confia a missão de edificar e conduzir a Sua Igreja, de dar continuidade à missão do próprio Jesus”, explica o pároco de São Pedro, padre Aderbal Galvão de Sousa. “Dessa forma, Pedro assume a posição de primeiro Papa, de chefe supremo da Igreja. O pontificado sobrevive há mais de dois mil anos, mantendo-se fiel à missão que foi inicialmente confiada a Pedro e que hoje cabe ao Papa Francisco: o anúncio do Evangelho”, acrescenta o padre Aderbal.

No tríduo preparatório, em todas as celebrações na Igreja Matriz de São Pedro será destacada a figura de Pedro e sua missão. Dois momentos especiais estão previstos, às 11h e às 16h, para a reza da Oração do Ofício e a Ladainha de São Pedro, além de cânticos entoados em louvor a São Pedro.

A programação do dia 29 teve uma mudança nesse ano. “Como a Igreja Matriz de São Pedro está localizada em pleno centro comercial de Salvador, e, no sábado, o comércio fecha às 13 horas, quando as ruas ficam com pouco movimento, achamos melhor antecipar a procissão e a missa solene campal para o fim da manhã, dando maior oportunidade de participação do povo de Deus”, diz padre Aderbal. 

Com isso, a programação começará às 7h, com a primeira missa, na intenção do papa. A segunda missa será pelos comerciantes, comerciários e ambulantes, além dos aniversariantes do dia, a partir das 8h. Às 10h, a missa será pelos viúvos e viúvas e por pessoas de nome Pedro. Às 11h sairá a procissão da porta da Igreja Matriz. Às 12h, será celebrada a missa solene papal, em frente à Igreja Matriz, com Dom Murilo presidindo. A missa das 14h30 será na intenção dos idosos e doentes e a das 16h pelos ministérios, pastorais e movimentos religiosos. 

A Festa de São Pedro é uma tradição do calendário religioso de Salvador. O santo é padroeiro dos pescadores, porque era pescador; dos viúvos e viúvas, porque era viúvo; dos porteiros, porque Jesus Cristo lhe confiou as chaves do Reino dos céus; dos comerciantes e comerciários, porque a paróquia está localizada no centro da cidade, em área tradicionalmente comercial. 

SERVIÇO
O QUÊ: Festa de São Pedro
QUANDO: Tríduo: de 26 a 28 de junho; Festa: 29 de junho
ONDE: Paróquia São Pedro (Piedade, Centro de Salvador) 
 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cadeirante-pega-ponga-em-busu-perde-o-controle-e-cai-em-avenida-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/padre-marcelo-rossi-sobre-empurrao-fui-salvo-foi-um-milagre/
Sacerdote foi agredido enquanto presidia uma missa no último domingo (14)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gravado-em-salvador-dvd-de-luan-santana-sera-lancado-no-globoplay/
Álbum estará disponível na integra no dia 23 de agosto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gravida-e-transferida-de-helicoptero-em-cidade-onde-barragem-rompeu-na-ba-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/volante-do-atletico-mg-se-aposenta-aos-32-por-problemas-cardiacos/
Adílson teve cardiomiopatia hipertrófica diagnosticada em exames de rotina
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/banda-agentes-do-metro-anima-publico-nas-estacoes-de-salvador-assista/
Composto por seguranças que são músicos, grupo faz sucesso
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mam-reabre-suas-portas-com-novos-espacos-que-integram-programacoes/
Investimento no complexo cultural foi de R$15 milhões durante os seis anos de reforma
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rompimento-de-barragem-na-bahia-provoca-remocao-de-pelo-menos-150-familias/
Coronel João Sá foi a cidade mais afetada após incidente na vizinha Pedro Alexandre
Ler Mais