PCdoB entra na briga pela Secretaria estadual da Educação

satélite
11.01.2019, 05:00:00

PCdoB entra na briga pela Secretaria estadual da Educação

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

Enquanto o governador Rui Costa (PT) faz mistério em torno da reforma administrativa, o PCdoB decidiu entrar na briga pela Secretaria da Educação. Desejada pelo PT, a pasta hoje é comandada pelo senador Walter Pinheiro (sem partido), que não deve continuar no posto. Rui avisou aos aliados que quer um nome técnico para liderar a secretaria, mas o próprio partido do governador discute nomes políticos para o posto. Agora, os comunistas entraram no jogo. “Estamos aguardando a posição do governador, mas temos nomes técnicos para indicar. Temos muita identidade com a área da educação e temos quadros muito qualificados”, diz o presidente estadual do partido, Davidson Magalhães, sem adiantar nomes. 

O PCdoB reivindica uma “secretaria estruturante”. No radar estão, além da Educação, Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento Rural. O argumento por mais espaço, ele diz, é o crescimento do partido: manteve os dois deputados federais e elegeu mais dois estaduais, embora um já tenha anunciado que vai deixar o partido – Dal, que vai para o PP. 

Cara feia 
Enquanto isso, nos corredores do Palácio de Ondina, integrantes da base governista contaram à Satélite que Rui Costa não teria ficado satisfeito com os nomes dos deputados federais petistas Waldenor Pereira e Afonso Florence, cogitados para comandar a Secretaria da Educação. Eles dizem que a preferência do governador segue sendo um quadro técnico. 

Afinidade
Aliado do governo petista na Bahia, o deputado federal eleito Pastor Sargento Isidório (Avante) não esconde sua afinidade com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Embora desconverse sobre integrar a base do Planalto no Congresso, Isidório reconhece que apoia “cerca de 80%” das pautas de Bolsonaro. Entre as discordâncias, está a posse de armas. “Só não votei em Bolsonaro pela questão da pistola”, contou.

Em alta
Com o ingresso de Raimundo Costa, que deixou o PRP, o PR chega a quatro deputados federais na Bahia e empata com PSD e PP. Na base governista, só perde para o PT, que tem sete.

Dinheiro livre
O Tribunal de Justiça (TJ) determinou o desbloqueio de bens do prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), réu por improbidade administrativa em ação movida pelo Ministério Público Estadual (MP). O valor não foi informado, mas é inferior a R$ 40 mil. No entendimento da Justiça, o montante bloqueado “não seria suficiente para ressarcir os danos alegados na petição inicial”. Ele é acusado de contratar “centenas de profissionais da Educação” sem concurso.

De volta
Por decisão judicial, o governo do estado reintegrou o delegado Teodoro Ribeiro Guimarães Neto, demitido em 2013 acusado de extorquir um traficante. Ele foi candidato a deputado federal nas eleições deste ano pelo PTC e teve pouco mais de mil votos. 
 

Com a redução da contribuição do governo ao Planserv, que significa menos R$ 200 milhões de repasse por ano para os cofres do plano, fica inviável qualquer tipo de negociação  Alan Sanches, deputado estadual do DEM, ao afirmar que a paralisação dos médicos anestesistas credenciados pelo Planserv na capital baiana  é a primeira consequência do pacote do governo do estado aprovado na Assembleia.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fernanda-young-morre-aos-49-anos-em-sitio-da-familia-em-minas-gerais/
Atriz, escritora e roteirista sofreu crise de asma e parada cardíaca
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/verdadeiro-ou-falso-videos-deepfake-estao-cada-vez-mais-reais/
Manipulação de imagem com uso de inteligência artificial diverte, mas acende alerta para disseminação de notícias falsas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/taylor-swift-lanca-o-lover-o-setimo-album-de-sua-carreira/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/banda-paulista-o-terno-apresenta-novo-album-no-tca-nesta-sexta-23/
Disco <atrás/além> é o quarto da carreira do trio liderado por Tim Bernardes
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rita-beneditto-apresenta-tecnomacumba-no-ic-encontro-de-artes/
Show acontece no Goethe-Institut nesta sexta (23), às 20h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspeito-de-golpe-milionario-tem-prisao-preventiva-decretada-na-bahia/
Homem mentiu para a família e disse que ficou rico após ganhar na Mega-Sena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/skatista-de-11-anos-pode-representar-o-brasil-na-olimpiada/
Rayssa Leal estará em Lauro de Freitas neste fim de semana para disputar Circuito Brasileiro de Skate
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gilberto-gil-e-carlinhos-brown-agitam-a-semana-do-clima/
Artistas defenderam o meio ambiente e a luta pela preservação da natureza
Ler Mais