PCdoB entra na briga pela Secretaria estadual da Educação

satélite
11.01.2019, 05:00:00

PCdoB entra na briga pela Secretaria estadual da Educação

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

Enquanto o governador Rui Costa (PT) faz mistério em torno da reforma administrativa, o PCdoB decidiu entrar na briga pela Secretaria da Educação. Desejada pelo PT, a pasta hoje é comandada pelo senador Walter Pinheiro (sem partido), que não deve continuar no posto. Rui avisou aos aliados que quer um nome técnico para liderar a secretaria, mas o próprio partido do governador discute nomes políticos para o posto. Agora, os comunistas entraram no jogo. “Estamos aguardando a posição do governador, mas temos nomes técnicos para indicar. Temos muita identidade com a área da educação e temos quadros muito qualificados”, diz o presidente estadual do partido, Davidson Magalhães, sem adiantar nomes. 

O PCdoB reivindica uma “secretaria estruturante”. No radar estão, além da Educação, Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento Rural. O argumento por mais espaço, ele diz, é o crescimento do partido: manteve os dois deputados federais e elegeu mais dois estaduais, embora um já tenha anunciado que vai deixar o partido – Dal, que vai para o PP. 

Cara feia 
Enquanto isso, nos corredores do Palácio de Ondina, integrantes da base governista contaram à Satélite que Rui Costa não teria ficado satisfeito com os nomes dos deputados federais petistas Waldenor Pereira e Afonso Florence, cogitados para comandar a Secretaria da Educação. Eles dizem que a preferência do governador segue sendo um quadro técnico. 

Afinidade
Aliado do governo petista na Bahia, o deputado federal eleito Pastor Sargento Isidório (Avante) não esconde sua afinidade com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Embora desconverse sobre integrar a base do Planalto no Congresso, Isidório reconhece que apoia “cerca de 80%” das pautas de Bolsonaro. Entre as discordâncias, está a posse de armas. “Só não votei em Bolsonaro pela questão da pistola”, contou.

Em alta
Com o ingresso de Raimundo Costa, que deixou o PRP, o PR chega a quatro deputados federais na Bahia e empata com PSD e PP. Na base governista, só perde para o PT, que tem sete.

Dinheiro livre
O Tribunal de Justiça (TJ) determinou o desbloqueio de bens do prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), réu por improbidade administrativa em ação movida pelo Ministério Público Estadual (MP). O valor não foi informado, mas é inferior a R$ 40 mil. No entendimento da Justiça, o montante bloqueado “não seria suficiente para ressarcir os danos alegados na petição inicial”. Ele é acusado de contratar “centenas de profissionais da Educação” sem concurso.

De volta
Por decisão judicial, o governo do estado reintegrou o delegado Teodoro Ribeiro Guimarães Neto, demitido em 2013 acusado de extorquir um traficante. Ele foi candidato a deputado federal nas eleições deste ano pelo PTC e teve pouco mais de mil votos. 
 

Com a redução da contribuição do governo ao Planserv, que significa menos R$ 200 milhões de repasse por ano para os cofres do plano, fica inviável qualquer tipo de negociação  Alan Sanches, deputado estadual do DEM, ao afirmar que a paralisação dos médicos anestesistas credenciados pelo Planserv na capital baiana  é a primeira consequência do pacote do governo do estado aprovado na Assembleia.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sexualizacao-de-mc-melody-vira-assunto-em-canais-de-youtubers-gringos/
Felipe Neto também se pronunciou sobre a situação e resolveu baní-la de seu canal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lider-de-quadrilha-que-executou-cabo-gonzaga-e-morto-em-operacao-da-policia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luana-piovani-afirma-que-ja-sofreu-assedio-de-diretor-da-globo/
Luana relembrou as duas situações em que se sentiu assediada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-atropela-esposa-e-dois-filhos-e-e-preso-em-flagrante-veja-video/
Atropelamento aconteceu após casal discutir; duas vítimas seguem internadas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/incendio-no-imbui-foi-provocado-por-obras-de-limpeza-em-terreno/
Alvará de supressão de vegetação foi concedido após derrubada de liminar
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/correio-encarta-dvd-do-parangole-no-dia-29-de-janeiro/
Trabalho conta com colaborações dos artistas Xanddy (Harmonia) e Léo Santana
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/babalorixa-passa-por-corpo-de-delito-e-se-revolta-nao-aceitam-que-houve-intolerancia/
Ele foi agredido em ataque a terreiro, que aconteceu no sábado (12)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/the-killers-abraca-imigrantes-em-clipe-dirigido-por-spike-lee/
Vídeo mostra famílias na fronteira do México com os EUA e faz dura crítica a Donald Trump
Ler Mais