PCdoB entra na briga pela Secretaria estadual da Educação

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Enquanto o governador Rui Costa (PT) faz mistério em torno da reforma administrativa, o PCdoB decidiu entrar na briga pela Secretaria da Educação. Desejada pelo PT, a pasta hoje é comandada pelo senador Walter Pinheiro (sem partido), que não deve continuar no posto. Rui avisou aos aliados que quer um nome técnico para liderar a secretaria, mas o próprio partido do governador discute nomes políticos para o posto. Agora, os comunistas entraram no jogo. “Estamos aguardando a posição do governador, mas temos nomes técnicos para indicar. Temos muita identidade com a área da educação e temos quadros muito qualificados”, diz o presidente estadual do partido, Davidson Magalhães, sem adiantar nomes. 

O PCdoB reivindica uma “secretaria estruturante”. No radar estão, além da Educação, Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento Rural. O argumento por mais espaço, ele diz, é o crescimento do partido: manteve os dois deputados federais e elegeu mais dois estaduais, embora um já tenha anunciado que vai deixar o partido – Dal, que vai para o PP. Cara feia  Enquanto isso, nos corredores do Palácio de Ondina, integrantes da base governista contaram à Satélite que Rui Costa não teria ficado satisfeito com os nomes dos deputados federais petistas Waldenor Pereira e Afonso Florence, cogitados para comandar a Secretaria da Educação. Eles dizem que a preferência do governador segue sendo um quadro técnico. Afinidade Aliado do governo petista na Bahia, o deputado federal eleito Pastor Sargento Isidório (Avante) não esconde sua afinidade com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Embora desconverse sobre integrar a base do Planalto no Congresso, Isidório reconhece que apoia “cerca de 80%” das pautas de Bolsonaro. Entre as discordâncias, está a posse de armas. “Só não votei em Bolsonaro pela questão da pistola”, contou.Em alta Com o ingresso de Raimundo Costa, que deixou o PRP, o PR chega a quatro deputados federais na Bahia e empata com PSD e PP. Na base governista, só perde para o PT, que tem sete.

Dinheiro livre O Tribunal de Justiça (TJ) determinou o desbloqueio de bens do prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), réu por improbidade administrativa em ação movida pelo Ministério Público Estadual (MP). O valor não foi informado, mas é inferior a R$ 40 mil. No entendimento da Justiça, o montante bloqueado “não seria suficiente para ressarcir os danos alegados na petição inicial”. Ele é acusado de contratar “centenas de profissionais da Educação” sem concurso.

De volta Por decisão judicial, o governo do estado reintegrou o delegado Teodoro Ribeiro Guimarães Neto, demitido em 2013 acusado de extorquir um traficante. Ele foi candidato a deputado federal nas eleições deste ano pelo PTC e teve pouco mais de mil votos.   Com a redução da contribuição do governo ao Planserv, que significa menos R$ 200 milhões de repasse por ano para os cofres do plano, fica inviável qualquer tipo de negociação  Alan Sanches, deputado estadual do DEM, ao afirmar que a paralisação dos médicos anestesistas credenciados pelo Planserv na capital baiana  é a primeira consequência do pacote do governo do estado aprovado na Assembleia.