Pé no chão: como crescer o turismo preservando os paraísos da Bahia?

Caraíva, Boipeba e Barra Grande 'bombaram' no Instagram; ouça o podcast

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2021 às 06:30

. Crédito: .

Boipeba, Caraíva, Cumuruxatiba, Barra Grande… A Bahia tem essa força imensa no turismo por conta das suas belezas naturais. Abrigar o maior litoral do Brasil e a biodiversidade da Chapada Diamantina não é para qualquer um.

Por isso, convenhamos: se esses paraísos naturais não forem conservados, o que restará para mostrar? Não dá para encher as praias de resorts e as serras de turistas e esperar que a natureza faça o trabalho sozinha. É preciso agir.

No 25º episódio do podcast O Que a Bahia Quer Saber, parte do Fórum Agenda Bahia 2021, ouvimos especialistas do turismo e da ecologia para entender como conciliar esses interesses, aparentemente opostos: crescimento do turismo e preservação ambiental.

Clique no player abaixo para ouvir o episódio do O Que a Bahia Quer Saber:

Para ouvir diretamente no Anchor, clique aqui.

Você também pode ouvir em outros aplicativos (veja abaixo)

Esse é um dos dilemas mais antigos e mais complicados para a Bahia. O estado é dependente do setor turístico na economia, que gera milhões de empregos diretos e indiretos. Porém, não dá pra soltar a corda. Já tivemos exemplos bem negativos de paraísos prejudicados. 

Detalhe: sustentabilidade não é só pensar no meio-ambiente. É preciso também incluir os nativos, as pessoas que habitam esses paraísos ambientais a centenas de anos. Como torná-los empresários com o crescimento do turismo, e não empregados de gente de fora?

Para o podcast, ouvimos a turismóloga e mestre em gestão ambiental Victoria Leão; Neca Marcovaldi, fundadora do Projeto Tamar; João Wagner Castro, professor de Geologia da UFRJ; e Sirlene Assis, ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia.

O Fórum Agenda Bahia 2021 é organizado pelo Correio e conta com o patrocínio da Unipar e parceria da Braskem. Apoio da Sotero Ambiental, Tronox, Jotagê Engenharia, CF Refrigeração e AJL Locadora. E apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, Sistema FIEB, Sebrae, Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Rede Bahia e GFM 90,1.

Toda semana, você tem no podcast O Que a Bahia Quer Saber uma matéria especial em formato de áudio. Um mergulho em algum tema de relevância para o estado. Você poderá acessar os episódios aqui mesmo no site do Correio* no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Anchor, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts.

Você também pode ouvir nos aplicativos de sua preferência:

Spotify:

Para ouvir diretamente no Spotify, clique aqui.

Para ouvir diretamente no Apple Podcasts, clique aqui.

Para ouvir diretamente no Castbox, clique aqui.

Para ouvir diretamente no Deezer, clique aqui.

Para ouvir diretamente no Google Podcasts, clique aqui.

Outros aplicativos

Para ouvir no Stitcher, clique aqui.

Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.

Mas... O que é "podcast"?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

O Que a Bahia Quer Saber

O CORREIO produz podcasts desde 2017, quando iniciou o Bate-Pronto Podcast, sobre futebol baiano. Em 2020, lançamos o O Que a Bahia Quer Saber, podcast diário com notícias relevantes para o estado.

Em 2021, o O Que a Bahia Quer Saber volta com formato especial: a cada semana, o leitor (e ouvinte!) terá uma matéria especial, com o padrão do CORREIO de jornalismo, porém explorando toda a riqueza que o áudio pode trazer.