'Perdemos para nós mesmos', avalia Geninho após revés diante do Floresta

Treinador lamentou a falta de precisão no setor ofensivo e garantiu que o time não atingiu seu potencial máximo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2022 às 08:00

. Crédito: Pietro Carpi/EC Vitória

Após a derrota em casa por 1x0 contra o Floresta, pela segunda rodada da Série C, o técnico Geninho afirmou que a principal falha para o Vitória ter saído derrotado do Barradão foi o baixo aproveitamento do time no setor ofensivo durante a partida. Segundo o treinador, “nós perdemos para nós mesmos”. Geninho disse na entrevista coletiva pós-jogo que o Leão jogou abaixo do seu potencial.

“Bom, eu disse quando terminou o jogo para o nosso time que nós perdemos para nós mesmos. Perdemos em cima de erros que tivemos tanto no primeiro como no segundo tempo. No primeiro tempo nós não jogamos. Foi muito ruim. Muito abaixo do que a gente pode jogar. O time entrou nervoso, o time errava passe. A primeira bola que um jogador errava, ele não arriscava novamente a jogada. A jogada se apresentava e ele não fazia. Alguns jogadores sentiram muito o jogo. Apesar do adversário ter dado só um chute no gol durante o primeiro tempo, nós também tivemos pouquíssimas chances”, afirmou.

Principal arma de transição do Vitória na partida da noite de sábado (16), o meio-campo demorou a engrenar. As ligações diretas entre a linha de três zagueiros e o ataque não gerou perigo para o Floresta, tanto que o treinador admitiu na entrevista a dificuldade dos seus zagueiros.

“Olha, eu acho que os meus zagueiros realmente tiveram uma séria dificuldade na saída de jogo. Coisa que eles já tinham feito até que relativamente bem no primeiro jogo. Exceto naquele jogo da chuva [contra o Remo, semana passada], você não pode analisar, né? Mas o que acontece é que o nosso time está jogando muito pressionado, muito nervoso, e ele vem ainda com aquela herança da cobrança do campeonato regional, né? Então ele vem com uma carga muito grande”, disse.

Na etapa final, o Vitória melhorou e o treinador comentou sobre a superioridade técnica e tática: “Eu acho que no segundo tempo nós fizemos um excelente jogo, massacramos. Foi um jogo de gato e rato. Eles tiveram uma outra chance numa outra falta. Só. Então foi um jogo onde o adversário foi duas vezes de bola parada e fez uma. Se nós contarmos o segundo tempo, eu tive, no mínimo, umas seis chances reais”.

A mudança tática promovida por Geninho no intervalo deixou em campo a dupla que conquistou o título do Campeonato Baiano pelo Atlético de Alagoinhas: Miller e Dionísio. Acostumados a jogarem juntos, com mais dinâmica, o Vitória fluiu melhor no começo da segunda etapa.

Para o comandante, é bem provável que os dois briguem por titularidade ao longo da temporada. Principalmente após a adaptação completa ao clube novo.

“É claro que, para esses jogadores, a tendência é que eles cresçam de produção a partir do momento que se encaixarem melhor dentro do grupo, conhecerem melhor os companheiros. Mas eles foram muito bem na minha avaliação, entraram e corresponderam àquilo que esperávamos deles dentro da expectativa que nós tínhamos, como eu disse em tão pouco tempo trabalhando no elenco, né? E eu espero que os outros que estão chegando também colaborem nessa mesma maneira”, completou Geninho.

O treinador foi questionado se precisaria de reforços para a sequência da Série C. De forma cautelosa, ele afirmou que prefere dar o tempo necessário de treinamento para os atletas. “Eu acho que nós temos gente boa aí [no elenco] e acho que os que estão vão ajudar. É difícil você cobrar, mas eu achei que dois jogadores que entraram hoje foram bem, o Dionísio e o Miller. Jogadores que chegaram há dois dias, três dias atrás. Então é difícil você cobrar desses jogadores uma atuação melhor. E foram melhor do que muita gente. Então isso nos dá uma esperança de que esses jogadores possam nos ajudar em relação a uma sequência, quando nós temos outros ainda que não estamos usando”, finalizou o treinador.

O próximo compromisso do Vitória pela Série C será no dia 24 de abril, às 18h, fora de casa contra o Ypiranga-RS. Antes, no dia 20, o time baiano visita o Fortaleza pela Copa do Brasil. É o jogo de ida da terceira fase.