Performance Mulheres do Àse homenageia 70 Anos da Ufba

Espetáculo tem nova temporada no Teatro Martim Gonçalves essa semana, com entrada franca

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2017 às 06:10

- Atualizado há um ano

Criação e recriação da vida, entrelaçando fé, acolhimento e o asé das mulheres. Essa é a proposta do espetáculo Mulheres do Àse - Performance Ritual, que chega a sua nova temporada em comemoração aos 60 anos da Escola de Dança e 70 anos da UFBA, no Teatro Martim Gonçalves, localizado na Escola de Dança, nos dias 9 e 10 de fevereiro, às 20h, e 11 e 12 de fevereiro, às 19h. A entrada é franca.

A performance da vida das mulheres que atuam nas matrizes das religiões africanas são símbolos de resistência, crença, fé, e àse, tanto no passado, no presente e no futuro. Foi por meio da fé ao Orixá, Inquice, Vodum e Caboclo que essas mulheres tiveram a capacidade de se reinventar e se afirmar. O espetáculo busca expressar a luta, a resistência e os sentimentos dessas mulheres. Essa celebração caracteriza-se por rituais, dentro do universo holístico, em que tudo gira em torno do cosmo que é o sentido do àse.(Foto: Divulgação)

Com direção geral, concepção e roteirização cênica de Edileusa Santos e direção musical de Luciano Salvador Bahia, Gil Santiago e Alexandre Espinheira, a performance ainda conta com depoimentos em vídeo de Mãe Stella de Oxóssi, Ebomi Nice de Yansã, Ebomi Vanda Machado, Makota Valdina, Ya Dagan Dinah, Mãe Beata de Iemonjá-iie Omiojuaro e as Irmãs da Irmandade da Boa Morte.

Serviço

MULHERES DO ÀSE – PERFORMACE RITUAL

9 e 10 de Fevereiro – 20 hs

11 e 12 de Fevereiro - 19hs

Local: Teatro Martim Gonçalves, Escola de Teatro da UFBA – Canela

Entrada Franca