PF e Receita Federal deflagram operação contra tráfico de drogas em portos

Ação acontece em 10 estados e cumpre 149 mandados de busca e 66 mandados de prisão

Publicado em 23 de novembro de 2020 às 07:45

- Atualizado há 10 meses

Uma ação conjunta entre a Polícia Federal e a Receita Federal foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (23) para combater lavagem de dinheiro do tráfico de drogas  e uma das maiores da história na apreensão de cocaína nos portos brasileiros. A Operação Enterprise cumpre 149 mandados de busca e 66 mandados de prisão nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco. 

As medidas foram expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba, e também incluem difusões vermelhas na Interpol para a prisão de oito investigados que estão no exterior, bem como a identificação e sequestro de bens em outros países. Segundo informações da Polícia Federal, é uma das maiores apreensões de cocaína nos portos brasileiros. A droga é comercializada por uma organização criminosa (ORCRIM) especializada no envio de cocaína para a Europa.

A operação determinou o sequestro de R$ 400 milhões em bens do narcotráfico, como aeronaves, imóveis e veículos de luxo. Durante a investigação foram anteriormente apreendidas 50 toneladas da droga  nos portos do Brasil, da Europa e da África.

Segundo informações da PF, o esquema utilizado pelos criminosos consistia na lavagem  de bens e ativos multimilionários no Brasil e no exterior com uso de várias interpostas pessoas (“laranjas”) e empresas fictícias, a fim de dar aparência lícita ao lucro do tráfico.

O nome da operação faz alusão à dimensão da organização criminosa investigada, que atua como um grande empreendimento internacional na lavagem de dinheiro e exportação de cocaína, o que trouxe alto grau de complexidade à investigação policial.