Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Pista principal do aeroporto de Salvador é reaberta após interdição

Pane elétrica suspendeu atividades da pista na quinta-feira (20)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2019 às 11:42

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Após pista principal do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães teve as luzes de orientação dos pilotos restabelecida e foi liberada na noite deste sábado (22). De acordo com a Salvador Bahia Airport, as companhias aéreas foram comunicadas que poderiam retornar a programação regular de pousos e decolagens da pista, que foi reaberta às 20h

O local, que apresentou pane elétrica na tarde de quinta-feira (20), precisou ser interditado para o restabelecimento total do balizamento luminoso, o que resultou no cancelamento de cinco voos. Um dos funcionários contratados para trabalhar nos reparos da pista, o engenheiro eletricista Elismar Santos Barbosa, 35 anos, morreu após tomar um choque em um dos cabos de energia.

Em nota, a concessionária responsável pelo aeroporto afirmou que, neste domingo (23), não houve nenhuma ocorrência de anormalidade e os voos seguiram normalmente. O CORREIO esteve no aeroporto e não encontrou passageiros com problemas em voos comerciais ou internacionais.

Ainda segundo a Salvador Bahia Airports, a equipe da empresa encontrou "diversos para requalificar um equipamento que não teve a manutenção devida por muitos anos".  Aeroporto tem movimento tranquilo neste domingo (23) (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) E completou: "Importante salientar que o evento responsável pelo problema do balizamento mostrou-se mais desafiador do que o esperado, mesmo com o trabalho incansável das equipes de manutenção que estiveram atuando 24 horas por dia nos últimos dias", acrescentou, ao lamentar "o impacto causado" no tempo de interdição. 

Cancelamentos Já na quinta-feira, três voos, incluindo um internacional, precisaram ser realocados para Aracaju (SE) e Recife (PE) em função do problema elétrico. Um voo da Latam, número 3141, teve que ser redirecionado para o Aeroporto de Aracaju, além dos voos Air Europa 0083 e da TAP 0029, que foram alternados para Recife e Natal, respectivamente. Os mesmos voos, que partiriam de Salvador para Portugal e Espanha precisaram ser cancelaos, ainda de acordo com a Salvador Bahia Airports. 

No sábado, pelo menos três atrasos e dois cancelamentos foram registrados. Os atrasos, no entanto, segundo a Vinci, não tiveram relação com a interdição da pista, apenas os cancelamentos. 

Um voo que sairia de Lisboa com destino à capital baiana foi cancelado antes mesmo de sair de Portugal. De acordo com a TAP, companhia aérea responsável pelo voo, o cancelamento ocorreu “devido a informações imprecisas quanto às condições de pouso do avião TAP, que é de grande porte”. 

Todos os voos internacionais que pousam no aeroporto internacional utilizam a pista principal. A TAP ainda afirmou que teve que redirecionar outros dois voos nos últimos dois dias por conta da interdição da pista. Ainda no sábado, o primeiro atraso do dia ocorreu com um voo que vinha de Vitória da Conquista.

A aeronave acabou atrasando ainda na cidade. Ela ainda retornou posteriormente para Vitória da Conquista em um outro voo, que consequentemente também saiu atrasado. O terceiro voo foi da Azul com destino ao Aeroporto de Confins.