Planalto lança ofensiva contra governo estadual para destravar Baixio de Irecê

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2017 às 09:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Desconfiado de que o governo estadual manobra para atrasar a inauguração do Baixio de Irecê, o Palácio do Planalto deflagrou uma ação para acelerar o lançamento do projeto de irrigação no Médio São Francisco. Nos próximos dias, representantes da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Codevasf vão desembarcar na Bahia para fechar o cerco sobre a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA). O órgão do estado é alvo de críticas do Planalto por supostamente arrastar o fechamento de um acordo voltado a garantir direitos de comunidades que habitam o entorno do projeto, mediado pelo Ministério Público Federal (MPF). 

Alça de mira “As obras estão praticamente prontas, mas a CDA vem impedindo a conclusão do processo e travando 18 mil empregos que serão gerados pelo Baixio de Irecê. Tudo para que o presidente Michel Temer não consiga inaugurá-lo antes da campanha eleitoral”, acusa o deputado federal Benito Gama (PTB), escalado por Temer para tocar a ofensiva junto ao Ministério da Integração Nacional.

CDA esclarece Em resposta à Satélite, a assessoria de imprensa da CDA diz que “não existe ato ilegal praticado no âmbito da gestão do órgão”. Anteontem, a coluna revelou que a chefe da CDA, Renata Rossi, é investigada pelo MP da Bahia por suspeita de permitir grilagem de terras públicas na região do Baixio de Irecê. Quanto ao projeto, afirmou, “sua implantação teve início entre os anos 80 e 90, sendo inverossímil associá-lo à atual gestão da CDA”.

Tiro de largada A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi escolhida pela Câmara de Vereadores para organizar o próximo concurso público da Casa, destinado a selecionar 60 novos servidores. O contrato com a FGV será publicado hoje no Diário Oficial do Legislativo.

Rota dos astros A Fonte Nova Participações está em negociações avançadas para incluir Salvador no mapa de shows que duas grandes atrações internacionais farão no Brasil em 2018. Embora os nomes sejam mantidos em sigilo, um dos artistas deve se apresentar na Arena Fonte Nova em março. O interesse nas megaturnês foi impulsionado pela vinda do cantor Paul McCartney em 20 de outubro. Até o momento, já foram vendidos quase 40 mil dos 45 mil ingressos disponíveis.

Aposta sindical Líder da Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), Elisangêla Araújo (PT) deve ser a candidata a deputada federal da CUT na Bahia. Recentemente, a central decidiu lançar um nome em cada estado e promete apoio máximo."Que bom. Agradeça ao governo federal pela concessão e contratação", José Carlos Aleluia, deputado federal do DEM, ao ironizar o entusiamo do governador Rui Costa (PT) com a ampliação dos projetos de energia solar na BahiaPílulas À deriva Sem prefeito há duas semanas, Iaçu vive um caos inédito na história da cidade situada em volta da Chapada.  A vacância de poder após o afastamento do prefeito Adelson Oliveira (PPS) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no último dia 18, provocou o bloqueio de recursos da prefeitura. O que impossibilitou o pagamento dos salários aos servidores e, por efeito direto, provocou ontem a suspensão das aulas nas escolas municipais.

Campo de guerra Com a indefinição, grupos políticos rivais entraram em confronto no centro de Iaçu, onde o clima é tenso desde que Adelson Oliveira foi condenado por fraude partidária. Até ontem, o presidente da Câmara, César do Carvão (PSC), aliado de Oliveira, ainda não havia assumido a prefeitura.