'Planta-pênis' corre risco de extinção por causa de jovens tirando foto com ela

Turistas têm ido ao Camboja para colher a espécie endêmica

Publicado em 20 de maio de 2022 às 11:51

. Crédito: Foto: Reprodução

Uma planta típica do interior do Camboja virou febre na internet e, por isso, corre risco de extinção. Acontece que que a 'Nepenthes bokorensis' tem uma forma de pênis, fazendo com que diversos jovens arranquem-a para tirar foto. 

Por conta disso, após ouvir especialistas, o governo do Camboja pediu para que pessoas parem de ir até a zona rural do país para colher as "plantas-pênis".

Um alerta especial foi emitido pelo Ministério do Meio Ambiente do Camboja em uma última tentativa de impedir o público de tocar nas plantas, que têm a forma do órgão genital masculino, e evitar a extinção.

Nativas do Camboja, as plantas de formato inusitado se tornaram uma atração. O foco da campanha do governo está especialmente nos turistas, que arrancam várias plantas como "suvenires".

"Obrigado por amar os recursos naturais, mas não colha as flores, ou elas serão arruinadas", afirmou nota oficial, de acordo com o "Daily Star".

A planta começou a se tornar popular em 2009, embora os habitantes do Camboja tenham conhecimento de sua existência desde o início do século XX.

A "planta-pênis", que possui um néctar doce, tem um longo tubo que é usado para atrair insetos. O topo da planta é curvo, tornando quase impossível para os insetos presos escaparem de seu "inferno fálico".