Por que temos que estar em atividade, produzindo o tempo inteiro?

artigo
23.01.2019, 05:00:00
Atualizado: 23.01.2019, 09:45:01

Por que temos que estar em atividade, produzindo o tempo inteiro?

Por que será que o ser humano tem necessidade de se ocupar? Por que temos que estar em atividade, produzindo o tempo inteiro? Dentre as muitas exigências do mundo contemporâneo, espera-se que tenhamos uma ocupação produtiva. Fomos educados para “fazer algo”. Quando criança, brincávamos e, depois, aprendíamos. Mais adiante, trabalhamos para ter coisas, adquirir bens, patrimônio, etc. A ocupação forma a nossa identidade em um mundo que se organiza ao redor do valor produzido pelo trabalho.

Mas, o que ocorre quando deixamos de produzir algo? É comum que algumas pessoas, diante da falta de ocupação, seja ela laboral ou de outra ordem, com geração de renda ou não, adoeçam ou se tornem disfuncionais. Nesse contexto, a aposentadoria pode desencadear alterações emocionais e influenciar, de modo singular, a atuação social do idoso. Para Witczak, o afastamento do trabalho e a aceitação da aposentadoria podem gerar sentimentos antagônicos, uma vez que o sujeito se depara tanto com o medo de que sua vida perca sentido, quanto com o sentimento de liberdade em poder utilizar o tempo da forma como escolher, sem os compromissos e objetivos que a vida laboral já trazia bem definidos.

Compreendemos a identidade ocupacional como a expressão de vários aspectos da natureza humana, em interação com o contexto ao qual o indivíduo pertence, desenvolvida ao longo do curso de sua vida. Segundo Rudman e Dennhhart, ela é um meio crucial, a partir do qual as pessoas alcançam significado e propósito na vida. A ocupação é uma necessidade humana básica, que oferece significado para a vida. Sob essa premissa, a Terapia Ocupacional defende que ocupar-se é terapêutico, considerando-a um recurso potencializador do fazer humano, bastante eficaz no tratamento dos transtornos mentais. Nessa perspectiva, associamos a ocupação à saúde mental, bem-estar, ressignificação da vida, criação de novos laços sociais. Trata-se de um modo de criar e produzir subjetividade, a partir de uma nova forma de se relacionar com o seu “fazer”.

A ideia de se ocupar abre perspectivas para que o indivíduo esteja em constante atividade, adaptando-se ao contexto, circunstâncias e desejos pessoais. Quando paramos, deixamos de produzir sentidos, interesses, ambições, curiosidades. Desocupados, tudo se torna desinteressante e sem graça, ficamos esquecidos e inoperantes diante do tempo e espaço.

Pessoas são lembradas pelo modo como se ocuparam de tarefas e pelas ações importantes que realizaram para si e para os outros. Quem se ocupa se apropria da vida, descobre ações, funções, utilidades, vive experiências nas mais variadas formas e épocas, redesenhando e eternizando sua história.


Lívia Brandão é terapeuta ocupacional da Holiste

Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade dos autores


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/show-em-praia-do-forte-reune-wesley-safadao-gabriel-diniz-e-banda-eva/
As apresentações acontecem nesta sexta (19) e esquentam o clima do São João no estado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/thais-fersoza-diz-que-filhos-nao-vao-ganhar-ovos-de-chocolate-na-pascoa/
A atriz prepara trufas com tâmaras, ameixas, nozes, amêndoas e cacau em pó
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gloria-bell-mostra-que-ha-muita-vida-alem-dos-50-anos/
Julianne Moore é a protagonista em remake de comédia chilena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jason-momoa-faz-a-barba-pela-primeira-vez-em-sete-anos/
A campanha tem o objetivo de difundir o uso de alumínios recicláveis
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/imagens-mostram-jogador-daniel-sendo-empurrado-ao-sair-de-boate/
Segurança contou que ele tentou "importunar menina"; cena é de horas antes de crime
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sorriso-largo-familia-e-amigos-se-despedem-de-instrutor-da-fitdance-morto-com-leptospirose/
Instrutor e coreógrafo do FitDance morreu nesta quarta, vítima de leptospirose e insuficiência renal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/iza-lanca-o-reggae-brisa-sua-nova-musica-de-trabalho-ouca/
Cantora deve assumir também uma das cadeiras do The Voice ainda este ano
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/filme-de-keanu-reeves-aborda-clonagem-e-poder-de-ressuscitacao/
Cópias - De Volta à Vida fracassou e fez apenas quatro milhões de dólares nos EUA
Ler Mais