Posse de Jair Bolsonaro na Presidência da República

Mais de 12 mil policiais militares, civis e federais e bombeiros, e Forças Armadas trabalham

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de janeiro de 2019 às 12:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Eleito em outubro de 2018, Jair Bolsonaro toma posse como presidente da República neste dia 1º de janeiro. 

***

Bolsonaro chega ao Itamaraty e é ovacionado pela população, que grita "mito". Ele chegou com a faixa presidencial e acompanhando da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e do chanceler Ernesto Araújo e sua esposa. Foto: Reprodução ***

O presidente Jair Messias Bolsonaro empossa os 22 ministros indicados por ele para os próximos quatro anos. Foto: AFP ***

Discurso em libras Foto: AFP Quebrando o protocolo do cerimonial, a primeira-dama Michelle Bolsonaro fez hoje (1º) um breve discurso, de pouco mais de 3 minutos, no Parlatório do Palácio do Planalto, antes do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro à nação. O discurso dela foi em libras (linguagem de sinais destinada à comunidade surda), na qual é especialista, e traduzido simultaneamente. Assista.

***

14h50 Após Bolsonaro passar as tropas em revista, ele acenou para o público, que gritava o "capitão chegou", antes de entrar no Rolls-Royce. Bolsonaro e a primeira-dama Michelle continuam a desfilar em carro aberto até o Palácio do Planalto.

***

Imprensa internacional dá destaque à posse de Bolsonaro 13h46 A sessão solene de posse no Congresso Nacional é encerrada. Bolsonaro cumprimentou parlamentares e chefes de Estado, entre eles o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Bolívia, Evo Moralles.

***

14h28 Bolsonaro: "hoje, começamos um trabalho árduo para que o Brasil inicie um novo capítulo de sua história, quando o Brasil será visto como um país forte e punjante".

***"Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República, observar as suas leis, promover o bem geral do Brasil, sustentar-lhe a união, a integridade e a independência"14h07 Banda do Fuzileiros Navais tocam o Hino Nacional Brasileiro

***

14h Bolsonaro chega à mesa do Plenário e é aplaudido pelos parlamentares presentes.

***

13h50 A comitiva de Jair Bolsonaro chega à Catedral Metropolitana de Brasília. Bolsonaro sai do carro e faz o sinal da cruz. Neste momento, cumprimentou o vice Hamilton Mourão e acenou para o público. O presidente desfila em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios.

***

Na chegada ao Congresso, Bolsonaro é recebido pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB-CE).

***

13h48  Após passar pelos Dragões da Independência, ele recebe cumprimentos da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, na entrada do Salão Negro.

***

13h30 Bolsonaro desfila em carro aberto durante cerimônia de posse em Brasília. A Primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e o filho Carlos Bolsonaro, acompanharam o presidente no Rolls Royce conversível durante o cortejo da Catedral até o Congresso. Bolsonaro e Michelle desfilam em carro aberto (Foto: AFP) ***

A cerimônia de posse do novo presidente, Jair Bolsonaro (PSL), tem o maior esquema de segurança da história do Brasil. Mais de 12 mil policiais militares, civis e federais e bombeiros, além de integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica fazem segurança. Segurança inclui parato de guerra que inclui tanques, veículos blindados e armados, além de dezenas de atiradores de elite.

***

O presidente eleito Jair Bolsonaro entrou no  Rolls-Royce presidencial ao lado da sua esposa Michele e do filho Carlos Bolsonaro. 

***  (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil) A multidão que acompanha a cerimônia de posse na Praça dos Três Poderes aplaudiu a saída do presidente eleito da Granja do Torto, às 14h24, por meio de telões instalados no local.

***

Bolsonaro usará detalhe verde-amarelo em terno da posse  O alfaiate Santino Gonçalves Filho, de Duque de Caixas do Rio de janeiro, confeccionou o terno que Bolsonaro usará na posse. No lado superior esquerdo do paletó heverá uma discreta faixa verde-amarela. A mesma faixa deve ser usada também no punho da camisa.  Foto: Divulgação ***

 57,8 milhões 

Essa foi a quantidade de votos que Jair Bolsonaro teve no segundo turno das eleições de 2018 onde derrotou o petista Fernando Haddad. 

***

13h23 O presidente Jair Bolsonaro já deixou a residência da Granja do Torto, e está a caminho da Catedral Metropolitana de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, onde se encontrará com o vice-presidente Hamilton Mourão.

***

Foram enviados convites para os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff participarem da cerimônia no Palácio do Planalto. 

O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, já está em Brasília para a cerimônia.

Donald Trump parabenizou a posse de Bolsonaro

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, chegou ao Brasil para assistir à posse . Bolsonaro busca aproximação com o governo Trump. 

Evo Morales, presidente da Bolívia, publicou no Twitter disse que acompanha a cerimônia "com a convicção de que as relações Bolívia-Brasil têm raízes profundas de laços de irmandade e complementaridade de nossos povos". "Somos sócios estratégicos que miram o mesmo horizonte da #PátriaGrande", escreveu Morales.

Antes da posse, Bolsonaro publicou um vídeo em seu Twitter.