Posto de saúde do Pernambués volta a funcionar após arrombamento

Unidade foi invadida duas vezes em cinco dias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2018 às 18:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Bruno Wendel/CORREIO

A Unidade de Saúde da Família Professor Humberto Castro Lima, em Pernambuezinho, voltará a funcionar nesta quinta-feira (27). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o posto passou por perícia nesta quarta-feira (26) depois de ter sido arrombado durante a madrugada. O local já havia sido invadido no sábado (22).

O funcionamento será em horário normal, das 8h às 17h. Durante a madrugada, ladrões tentaram levar um dos compressores do consultório odontológico da unidade, mas não conseguiram. A SMS estava aguardando a perícia para poder confirmar se alguma coisa havia sido roubada, mas disse que os criminosos não saquearam mais nada.

No último sábado, em mais uma invasão, os ladrões levaram um microondas. Segundo a SMS, esta foi a quinta vez que a USF foi arrombada este ano. Ao todo, foram registrados 18 arrombamentos em postos de saúde da rede municipal em 2018.

Investigadores da 11ª Delegacia (Tancredo Neves) confirmaram que o Boletim de Ocorrência sobre esse caso foi registrado e que foram feitas rondas na região, mas o titular da unidade não foi localizado para comentar o ocorrido.

Já a Polícia Militar informou que não foi acionada para atender a ocorrência.

Cobrança A SMS informou também que solicitou à PM a intensificação da ronda no entorno do posto devido à vulnerabilidade da região. No horário de funcionamento, três policiais militares realizam a segurança do local por turno.

Em nota, a PM informou que a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Pernambués), responsável pela área, irá intensificar imediatamente o policiamento na região, inclusive as rondas noturnas.

Essa não foi a única unidade de saúde da rede municipal que foi arrombada este ano. O primeiro lugar do ranking de ataques fica com a unidade de Pernambuezinho, a segunda posição é ocupada USF São José de Baixo, no Lobato.

Já o Centro de Saúde José Mariane, em Itapuã foi alvo três vezes, o Complexo Clementino Fraga, nos Barris, registrou uma ocorrência, o Centro de Saúde Mental Osvaldo Camargo, no Rio Vermelho, sofreu um arrombamento, a Unidade Básica de Saúde de Barreirinhas, na Estrada das Barreiras, duas vezes, a Unidade Básica de Saúde Rodrigo Argolo, em Tancredo Neves, também contabiliza duas ocorrências.