PP vai disputar presidência da Assembleia; dois deputados disputam indicação do partido

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 16 de outubro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A cúpula do PP na Bahia decidiu entrar de vez na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa (Alba) a partir de 2019. Após reuniões, a legenda, que tem a terceira maior bancada da Casa, definiu que terá candidato e já deu início às articulações com parlamentares e caciques de outros partidos em busca de apoio. A indicação da agremiação está entre os deputados Aderbal Caldas e Nelson Leal, ambos com cinco mandatos no Legislativo baiano. Líderes da Assembleia dizem que Leal tem vantagem por ter maior influência na Casa. A cúpula pepista espera o apoio do PSD na corrida, uma vez que a legenda abriu mão da candidatura de Luiz Augusto (PP) em 2017 para apoiar o pessedista Angelo Coronel, atual presidente da Alba e eleito senador. 

Movimentação A questão é que o PSD não está disposto a abrir mão do comando da Assembleia. A disputa interna pela indicação da legenda, que tem a segunda maior bancada, está entre os deputados Adolfo Menezes e Ivana Bastos.

Queda de desempenho Cerca de 60% dos 25 deputados federais baianos reeleitos tiveram redução no  número de votos em relação a 2014. Enquanto 15 deles viram seu desempenho nas  urnas diminuir, dez aumentaram sua quantidade de votos. A maior queda foi de  Mário Negromonte Júnior (PP), com 39,4% (saiu de 169,2 mil em 2014 para 102,5  mil agora). Depois dele está João Bacelar (PR), com variação de 24,1% (queda de  111,6 mil para 84,6 mil). Quem mais melhorou o desempenho foi Alice Portugal  (PCdoB), com alta de 73,7% (de 72,8 mil para 126,5 mil). Em seguida aparece Uldurico Júnior, com 66% (de 39,9 mil para 66,3 mil).

Data marcada O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para amanhã o acesso da defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima e do deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB) aos materiais apreendidos - entre eles as malas de R$ 51 milhões - em um apartamento em Salvador durante a operação Tesouro Perdido. O acesso, marcado para as 14h, será acompanhado por integrantes da Polícia Federal, que terá autonomia para “conduzir a diligência de forma a preservar a  integralidade do objeto”.

Oportunidade O encontro entre os deputados estaduais Jurandy Oliveira (PRP) e Manassés (PSD)  após as eleições foi marcado por uma alfinetada descontraída. No primeiro semestre, Manassés trocou o Pros pelo PSD para concorrer à Câmara dos Deputados,  mas não conseguiu ser eleito. Antes, contudo, Jurandy convidou o colega para o PRP.  “Quando o reencontrei, eu disse: Tá vendo? Lhe dei o mandato nas mãos e você não  quis”, contou Jurandy. Resultado: ambos caíram na risada.

No vácuo Quem entrou no vácuo foi Raimundo Costa (PRP), o popular Raimundo da Pesca,  deputado federal com menor votação entre os 39 eleitos: 38.829 votos.  Raimundo, ex-vereador de Valença, foi o único eleito na coligação formada por PRP, PMN, PTC, e PMB. "É uma distância que não compreende sequer cinco minutos de caminhada, mas exige do consumidor uma despesa de valor semelhante àquele empreendido em entregas que requisitam o uso de veículo automotor, bem como longo deslocamento", Duda Sanches, vereador, do DEM, ao apresentar um projeto de lei que proíbe os estabelecimentos comerciais de cobrarem taxa para entregas a uma distância menor ou igual a 300 metrosPílula Reta final - O próximo presidente da Câmara Municipal de Salvador será definido no dia 19 de dezembro. A data da disputa, por enquanto polarizada entre os vereadores Kiki Bispo (PTB) e Geraldo Júnior (SD), foi marcada durante reunião do Colégio de Líderes, ontem. A eleição ocorre um dia após a votação da Lei Orçamentária Anual.