Praia do Forte, Arraial e até Ilhéus: turistas buscam rota alternativa para o Carnaval

Turistas abrem mão de hotéis e resorts e alugam casas

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 22 de janeiro de 2019 às 08:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

De acordo com levantamento feito pelo site AlugueTemporada, Salvador não é a única cidade baiana que ganha destaque no Carnaval nos sites de buscas por acomodações. Municípios como Porto Seguro e Mata de São João, que inclui a Praia do Forte, também estão na disputa, assim como Lauro de Freitas e Ilhéus 

“São regiões com uma boa infraestrutura para receber o viajante, muitas belezas naturais e lindas casas, que acabam tornando os locais bastante cobiçados, ainda que distante da folia do Carnaval de Salvador”, explica a gerente de marketing do AlugueTemporada, Georgia Barcellos.

Quem percebe o potencial destas regiões é o comerciante Guilherme Moraes, que aluga, há 4 anos, o imóvel que tem em Arraial D’Ajuda. O pacote para o Carnaval foi fechado em novembro, por R$ 7 mil.“Arraial tem uma festa mais de bandinhas e, ao mesmo tempo, o valor cobrado aqui sai mais em conta. Em Salvador chega a ser o dobro. Aqui tem também o apelo das praias. Isso favorece os aluguéis por temporada”, afirma. A casa dele acomoda até 10 pessoas. Ou seja, o aluguel sai por R$ 700 para cada, nos seis dias de folia. A média de ganho do comerciante é quatro vezes maior no período, comparado aos outros meses do ano.

“O mercado aqui está bem legal e bem aquecido. No Réveillon, por exemplo, consegui alugar ainda em maio. Deixo tudo bem à vontade para o turista, principalmente em relação à parte do conforto. Todos os quartos têm televisão, são duas cozinhas e duas geladeiras. É preciso fazer com que ele se sinta em casa”.

As pesquisas realizadas pelo AlugueTemporada mostram que um proprietário cadastrado na plataforma consegue um retorno de, em média, R$ 20 mil pelo aluguel de 11 semanas ao ano. Cerca de 70% das reservas no site são realizadas com menos de dois meses para a data escolhida. 

“Observamos que os imóveis com ótimo estado de mobília, decoração e limpeza são os que têm mais chances de atrair os foliões”, acrescenta a gerente de marketing da plataforma, Georgia Barcellos.