Prazo para cadastro online de veículos para o Carnaval termina no dia 20

Transalvador estima que mais de 27 mil residências estão dentro das 12 subzonas de restrição de circulação de veículos

Publicado em 12 de novembro de 2019 às 17:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Moradores das zonas de restrição do Carnaval 2020 que queiram receber, em casa, os adesivos para os veículos têm até o próximo dia 20 de novembro para fazer o cadastramento das placas. Até o dia 10 de novembro, apenas moradores de cerca de 33% do total de residências aptas a receberem a liberação de circulação realizaram o cadastramento. Das 9,2 mil residências que já foram incluídas no sistema de credenciamento, em quase mil delas os moradores não cadastraram as placas dos veículos.

A Transalvador estima que aproximadamente 27,7 mil residências estejam dentro das 12 subzonas de restrição de circulação. O prazo inicial era de 31 de outubro mas foi prorrogado para a nova data para que uma quantidade maior de moradores pudesse ter a comodidade de receber na própria residência os adesivos. Quem não realizar o procedimento online, terá de ir em postos que serão montados pela autarquia municipal.

Pela internet, o procedimento é gratuito e deve ser feito pelo site da Transalvador. Como nos anos anteriores, cada imóvel terá direito a até dois adesivos. Para cadastrar as placas, o proprietário do imóvel ou o inquilino deverá informar os números do IPTU, CPF/CNPJ e o endereço de e-mail. Cabe destacar que o número do CPF informado deverá ser o do proprietário do imóvel.

Em seguida, o sistema enviará para o e-mail informado um código de acesso. Após isso, ao ingressar no sistema, poderá ser informado o número do Renavam e placa do veículo a ser cadastrado. O veículo não precisa ser, necessariamente pertencente ao proprietário do imóvel.

Posto de atendimento - A Transalvador disponibilizou um balcão de atendimento para orientar e efetuar o cadastramento. Até o dia 20 de novembro o balcão funciona na sede do órgão, no Vale dos Barris, de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Cadastro fora do prazo – Os adesivos só serão entregues nas residências dos moradores que credenciaram as placas dos veículos até 20 de novembro no site da Transalvador. Quem perder o prazo, terá que retirar as credenciais nos postos de atendimento.

Zonas de restrição – Como em anos anteriores, o Carnaval de 2020 contará com cinco grandes áreas de restrição de circulação de veículos.  Essas regiões serão subdivididas num total de 12 subáreas. As credenciais são específicas para cada um dos 12 locais. Os veículos que não possuírem a devida liberação para circulação ou que acessarem outra subzona que não a de sua residência serão autuados.

A multa para quem transitar em local e horário não permitido pela regulamentação é de R$130,16. Essa é uma infração de natureza média, prevista no art. 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O infrator está sujeito ainda a 4 pontos na CNH.