Prefeitura divulga lista de 470 mototaxistas classificados em credenciamento

Confira relação

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2018 às 12:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Secretaria Municipal da Mobilidade (Semob) divulgou os nomes de 470 mototaxistas classificados para o credenciamento do serviço em Salvador. A lista, que foi publicada na terça-feira (21) no Diário Oficial do Município, indica os profissionais que se credenciaram na segunda etapa, entre os dia 12 de março e 12 de junho deste ano. 

Agora, esses 470 mototaxistas devem passar por vistorias de documentação pessoal e da motocicleta, que serão realizadas na sede da Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae). A expectativa da Semob é de concluir essa segunda etapa até dezembro.

Na vistoria, serão avaliadas as regras estabelecidas pelo Decreto Municipal 28.278, de 22 de fevereiro de 2017. As normas exigem que, para transportar passageiros, é preciso estar habilitado na categoria A, há pelo menos dois anos; a motocicleta (de até 250 cilindradas) deve ter, no máximo, cinco anos de uso, estar em nome do mototaxista e ser da cor amarela. 

Além disso, todos os itens de segurança estabelecidos no decreto serão vistoriados. O condutor também precisa ter passado por um curso de especialização sobre condução de passageiros em veículos motorizados de duas rodas.

Confira a lista:

Total de vagas  Para o cadastramento, foram solicitados documentos como cópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em nome do interessado, cópia da Carteira de Habilitação na Categoria A, CPF, atestado médico de sanidade física e mental, emitido no máximo há 30 dias, e Certidão Negativa Criminal. 

Aqueles que forem aprovados na vistoria terão acesso ao alvará para atuar como mototaxistas em Salvador. Ao todo, até a conclusão desta etapa, caso todos os credenciados sejam aprovados na vistoria, serão 1.192 alvarás entregues, restando apenas 1.742 das 2.938 vagas disponibilizadas.

Novas inscrições vão ser abertas tão logo o processo da segunda etapa for concluído, para preencher as vagas restantes do credenciamento. A regulamentação da atividade, que há anos era realizada na cidade sem a devida normatização, visa oferecer mais segurança tanto para os condutores quanto para os passageiros, que passarão a contar com itens previstos no Código Brasileiro de Trânsito e na legislação municipal.